sicnot

Perfil

Economia

PIB em Portugal regista crescimento de 0,3% no 2.º semestre

© Rafael Marchante / Reuters

A economia de Portugal cresceu 0,3% no segundo trimestre de 2016, com a fraca procura interna a perder fôlego face ao primeiro trimestre, com as exportações a darem um contributo positivo, segundo o Instituto Nacional de Estatstica.

A economia portuguesa cresceu 0,3% entre abril e junho deste ano. Este número é melhor do que o avançado pelo Instituto Nacional de Estatística, na primeira previsão.

O INE estimava que ia crescer apenas 0,2%. De um trimestre para o outro, o aumento foi de uma décima.
Em comparação ao ano anterior aumentou 0,9%.

A contribuir para este resultado, está a queda significativa da procura interna, que está agora nos 0,6 pontos percentuais.

É uma redução de mais de um ponto percentual em relação ao primeiro trimestre.

O INE sublinha que há um crescimento menos intenso das despesas de consumo e uma redução expressiva do investimento.

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41