sicnot

Perfil

Economia

Gasóleo profissional mais barato em quatro zonas fronteiriças a partir do dia 15

O ministro Adjunto anunciou esta quarta-feira, em Arganil, distrito de Coimbra, que a partir do dia 15 quatro zonas de fronteira vão ter gasóleo profissional ao mesmo preço que no território espanhol.

Segundo Eduardo Cabrita, que falava aos jornalistas no final da sessão solene do feriado municipal de Arganil, haverá uma redução de cerca de 13 cêntimos no gasóleo profissional nas zonas fronteiriças de Quintanilha (Bragança), Vilar Formoso (Almeida), Elvas e Vila Verde de Ficalho (Serpa).

"O que significa que o preço base para os transportadores de mercadorias será o mesmo que existe no mercado espanhol", sublinhou Eduardo Cabrita.

De acordo com o ministro, esta medida tem vindo a ser tratada com as associações do setor, "que participaram neste trabalho, desde a aprovação do Orçamento do Estado, que permitiu transformar algo que era um problema numa oportunidade, na sequência da aprovação da lei sobre gasóleo profissional, que acabou de ser publicada".

O governante anunciou ainda para o final do mês a apresentação do plano de ação de combate à interioridade, que está a cargo da unidade de missão criada em março, coordenada por Helena Freitas.

Durante a sua intervenção, Eduardo Cabrita mostrou confiança no potencial da atividade empresarial "daquilo que é a capacidade de afirmar a competitividade e olhar para o interior como uma oportunidade de proximidade ao mercado ibérico e ao mercado europeu".

"Estamos na fase final, dentro do nosso calendário, de elaboração desse plano de ação, e até final do mês apresentaremos um conjunto estruturado de medidas, promovendo a valorização do interior com intervenção em várias áreas, quer de promoção do exercício de atividade profissional, de funções de natureza pública, quer de apoio à formação das empresas e promoção de domínios como a atividade florestal", adiantou.

Eduardo Cabrita presidiu hoje à sessão solene do feriado municipal de Arganil, em que foram homenageadas empresas e personalidades que prestaram serviços relevantes ao concelho, entre elas o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Entre as cinco personalidades distinguidas com a medalha de ouro, está também o selecionador nacional de futebol e campeão europeu Fernando Santos, que, por motivos profissionais, esteve ausente, mas recebe a distinção no domingo à tarde.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.