sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas retira proposta sobre fim de roaming e promete outra para breve

Bruxelas retira proposta sobre fim de roaming e promete outra para breve

A Comissão Europeia retirou esta sexta-feira a sua proposta sobre o fim das taxas de roaming previsto para junho de 2017, seguindo instruções dadas pelo seu presidente, Jean-Claude Juncker. Contudo, o porta-voz da Comissão Europeia disse que uma nova proposta deve ser apresentada nos próximo dias.

Alexander Winterstein reiterou que as taxas cobradas para a utilização do telefone móvel e dados noutro Estado-membro irão terminar na data prevista, garantindo que uma nova proposta será apresentada a curto prazo.

Sobre o novo texto, Winterstein não quis adiantar pormenores.

A proposta agora retirada previa um limite de 90 dias por ano ou 30 dias seguidos para o uso de roaming gratuito, após o qual as operadoras passariam a cobrar taxas.

A Comissão Europeia recorda ainda que no acordo com o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu ficou definido que terá que haver meios de evitar que o roaming seja usado sem ser num regime de viagens periódicas - a chamada política de uso justo.

Com Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.