sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas retira proposta sobre fim de roaming e promete outra para breve

Bruxelas retira proposta sobre fim de roaming e promete outra para breve

A Comissão Europeia retirou esta sexta-feira a sua proposta sobre o fim das taxas de roaming previsto para junho de 2017, seguindo instruções dadas pelo seu presidente, Jean-Claude Juncker. Contudo, o porta-voz da Comissão Europeia disse que uma nova proposta deve ser apresentada nos próximo dias.

Alexander Winterstein reiterou que as taxas cobradas para a utilização do telefone móvel e dados noutro Estado-membro irão terminar na data prevista, garantindo que uma nova proposta será apresentada a curto prazo.

Sobre o novo texto, Winterstein não quis adiantar pormenores.

A proposta agora retirada previa um limite de 90 dias por ano ou 30 dias seguidos para o uso de roaming gratuito, após o qual as operadoras passariam a cobrar taxas.

A Comissão Europeia recorda ainda que no acordo com o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu ficou definido que terá que haver meios de evitar que o roaming seja usado sem ser num regime de viagens periódicas - a chamada política de uso justo.

Com Lusa

  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor