sicnot

Perfil

Economia

Desemprego mantém-se estável em julho na OCDE, zona euro e Portugal

A taxa de desemprego manteve-se estável nos em 6,3% na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) em julho, em 10,1% na zona euro e em 11,1% em Portugal, foi esta segunda-feira anunciado.

Segundo dados publicados hoje pela OCDE, a taxa de desemprego de 6,3% em julho nos 34 países da OCDE, nível que se mantém desde maio, é inferior em 1,8 pontos percentuais do valor máximo registado em janeiro de 2013.

Em termos absolutos no conjunto dos 34 países em julho existiam 39,1 milhões de desempregados, menos 9,9 milhões do que em janeiro de 2013, mas ainda mais 6,4 milhões do que em abril de 2008, antes do início da crise do mercado laboral.

Na zona euro a taxa de desemprego manteve-se estável pelo quarto mês consecutivo em julho, tendo Espanha e Itália liderado as quedas.

Em Espanha e Itália, em julho, as taxas de desemprego caíram, respetivamente, 0,3 pontos percentuais para 19,6% e 0,2 pontos percentuais para 11,4%.

Em contraste, a taxa de desemprego subiu em França em julho, designadamente 0,2 pontos para 10,3%.

Fora da Europa, a organização refere ainda que a taxa de desemprego em julho desceu no 0,1 pontos no Japão para 3% e no México para 3,8%, manteve-se estável nos Estados Unidos em 4,9% e aumentou 0,1 pontos no Canadá para 6,9%.

A OCDE refere ainda que dados mais recentes mostram que a taxa de desemprego em agosto se manteve de novo estável nos Estados Unidos (em 4,9%) e continuou a subir no Canadá (mais 0,1 pontos para 7%).

Em termos absolutos, os países com mais desempregados foram em julho os Estados Unidos, com 7,7 milhões, seguido de Espanha (4,46 milhões), França (3,06 milhões), Itália (2,94 milhões), México (2,06 milhões), Japão (2,01 milhões) e Alemanha (1,82 milhões).

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim