sicnot

Perfil

Economia

Desemprego mantém-se estável em julho na OCDE, zona euro e Portugal

A taxa de desemprego manteve-se estável nos em 6,3% na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) em julho, em 10,1% na zona euro e em 11,1% em Portugal, foi esta segunda-feira anunciado.

Segundo dados publicados hoje pela OCDE, a taxa de desemprego de 6,3% em julho nos 34 países da OCDE, nível que se mantém desde maio, é inferior em 1,8 pontos percentuais do valor máximo registado em janeiro de 2013.

Em termos absolutos no conjunto dos 34 países em julho existiam 39,1 milhões de desempregados, menos 9,9 milhões do que em janeiro de 2013, mas ainda mais 6,4 milhões do que em abril de 2008, antes do início da crise do mercado laboral.

Na zona euro a taxa de desemprego manteve-se estável pelo quarto mês consecutivo em julho, tendo Espanha e Itália liderado as quedas.

Em Espanha e Itália, em julho, as taxas de desemprego caíram, respetivamente, 0,3 pontos percentuais para 19,6% e 0,2 pontos percentuais para 11,4%.

Em contraste, a taxa de desemprego subiu em França em julho, designadamente 0,2 pontos para 10,3%.

Fora da Europa, a organização refere ainda que a taxa de desemprego em julho desceu no 0,1 pontos no Japão para 3% e no México para 3,8%, manteve-se estável nos Estados Unidos em 4,9% e aumentou 0,1 pontos no Canadá para 6,9%.

A OCDE refere ainda que dados mais recentes mostram que a taxa de desemprego em agosto se manteve de novo estável nos Estados Unidos (em 4,9%) e continuou a subir no Canadá (mais 0,1 pontos para 7%).

Em termos absolutos, os países com mais desempregados foram em julho os Estados Unidos, com 7,7 milhões, seguido de Espanha (4,46 milhões), França (3,06 milhões), Itália (2,94 milhões), México (2,06 milhões), Japão (2,01 milhões) e Alemanha (1,82 milhões).

Lusa

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.