sicnot

Perfil

Economia

Governo diz que riscos apontados pela ARC Ratings estão a ser ultrapassados

O Ministério das Finanças afirmou esta segunda-feira que os riscos apontados pela agência ARC Ratings "têm vindo a ser ultrapassados com sucesso" e assegurou que o próximo Orçamento do Estado será responsável e favorecerá o crescimento económico.

A agência de notação financeira ARC Ratings manteve esta segunda-feira a nota atribuída a Portugal em BBB-, o primeiro grau acima de lixo, mas piorou a perspetiva para negativa, abrindo a porta a uma revisão em baixa na próxima avaliação, mostrando-se preocupada com o fraco crescimento económico e com a situação da banca.

"Os riscos económicos e políticos referidos pela agência têm vindo a ser ultrapassados com sucesso, nomeadamente com a boa execução orçamental verificada desde o início do ano e com as medidas de apoio ao investimento. Portugal está no bom caminho para o cumprimento do objetivo definido pela Comissão Europeia que retira o país do Procedimento por Défices Excessivos", afirma o Ministério das Finanças numa reação enviada à agência Lusa.

Para o ministério tutelado por Mário Centeno a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) revela também "a firme decisão do Governo de avançar com um plano definitivo de estabilização do setor financeiro que terá um papel fundamental no investimento e no crescimento económico".

Já quanto ao crescimento económico, o ministério reconhece que o primeiro semestre foi "muito afetado por condicionantes externas, particularmente o abrandamento da economia dos mercados emergentes (afetando particularmente as exportações para Angola)", mas considera que "no segundo semestre foram já visíveis sinais de aceleração", com destaque para as exportações e o investimento.

"Relativamente ao investimento, a tendência de longo prazo de desaceleração, é comum à generalidade dos países desenvolvidos, não sendo específica de Portugal. Os indicadores de atividade e de confiança melhoraram face ao final do ano passado o que reforça as perspetivas otimistas para o segundo semestre de 2016", afirmam as Finanças.

Por fim, o ministério de Mário Centeno afirma que "Portugal está neste momento a preparar o Orçamento do Estado para 2017", assegurando que será "um Orçamento responsável, que favorece o crescimento económico e a criação de emprego e que, simultaneamente, reitera o rigor na execução orçamental".

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.