sicnot

Perfil

Economia

Produção automóvel em Portugal cai 36% em agosto

A produção automóvel em Portugal caiu 36% em agosto, face ao mês homólogo de 2015, e ficou em 2.768 veículos, anunciou esta segunda-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

A descida foi determinada pela queda no fabrico de automóveis ligeiros de passageiros (-61,7%), para 1.056 unidades, dado que se verificou um crescimento na produção de veículos comerciais ligeiros (+6,8%), para 1.590 unidades, em termos homólogos, refere a associação em comunicado.

A produção de veículos comerciais pesados contrariou também a queda, ao registar um crescimento de 52,5%, para 122 unidades, face a igual mês de 2015.

Do total de veículos produzidos no mês passado, 2.561 destinaram-se à exportação, o que corresponde a 92,5% da produção nacional.

As exportações registaram uma descida de 9,9% em julho, face ao mesmo mês do ano anterior, indica a ACAP no comunicado.

A ACAP referiu ainda que se registou em agosto uma queda de 39,2% nas exportações em relação a igual mês de 2015.

Nos primeiros oito meses de 2016, foram produzidos em Portugal 97.159 veículos automóveis, menos 9,5% do que no mesmo período do ano anterior, e foram exportados 92.107 veículos, o que correspondeu a uma redução de 10,8%.

Por regiões, as exportações foram sobretudo para a Europa (91,1%), seguindo-se a Ásia (6,4%), com a China a dominar a região com 5,3% do total.

A África, por sua vez, adquiriu 2% das exportações nacionais.

Por países, a Alemanha com 24,1% do total, liderou os principais mercados de exportação até agosto, seguida da Espanha (16,9%).

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.