sicnot

Perfil

Economia

Américo Amorim põe à venda 5% da participação na Galp

Américo Amorim está a vender 5% de uma posição que tem na petrolífera Galp, que vale cerca de 498 milhões de euros, segundo avança a agência de informação financeira Bloomberg.

O preço de venda das ações, a serem vendidas, oscila entre 11,69 euros e 12,00 euros, um valor abaixo dos 12,30 euros com que a petrolífera fechou hoje na bolsa de Lisboa, sessão em que os títulos encerraram praticamente inalterados ao subir apenas 0,04%.

A Bloomberg refere ainda que o banco Societé Generale está a liderar a operação de venda.

A Amorim Energia é o principal acionista da petrolífera com 38,34%, pelo que se for concretizada a venda da participação de 5% ficará com 33,34%, mantendo-se ainda assim como maior acionista.

Segundo o portal da Galp na Internet, os outros acionistas qualificados são a empresa pública Parpública, com 7%, o fundo de investimento norte-americano Blackrock, com 2,45%, a 'holding' britânica Standard Life Investments, com 2,11%, e o fundo de investimento norte-americano Templeton Global Advisors, com 2,03%.

Lusa

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".