sicnot

Perfil

Economia

Américo Amorim põe à venda 5% da participação na Galp

Américo Amorim está a vender 5% de uma posição que tem na petrolífera Galp, que vale cerca de 498 milhões de euros, segundo avança a agência de informação financeira Bloomberg.

O preço de venda das ações, a serem vendidas, oscila entre 11,69 euros e 12,00 euros, um valor abaixo dos 12,30 euros com que a petrolífera fechou hoje na bolsa de Lisboa, sessão em que os títulos encerraram praticamente inalterados ao subir apenas 0,04%.

A Bloomberg refere ainda que o banco Societé Generale está a liderar a operação de venda.

A Amorim Energia é o principal acionista da petrolífera com 38,34%, pelo que se for concretizada a venda da participação de 5% ficará com 33,34%, mantendo-se ainda assim como maior acionista.

Segundo o portal da Galp na Internet, os outros acionistas qualificados são a empresa pública Parpública, com 7%, o fundo de investimento norte-americano Blackrock, com 2,45%, a 'holding' britânica Standard Life Investments, com 2,11%, e o fundo de investimento norte-americano Templeton Global Advisors, com 2,03%.

Lusa

  • Derrame de ácido clorídrico na Nacional 1, em Gaia
    1:15

    País

    Um derrame de ácido clorídrico obrigou esta manhã ao corte da Nacional 1, em Vila Nova de Gaia, na zona de Pedroso. O ácido estava a ser transportado em embalagens de plástico, dentro de um pesado de mercadorias. Foi o motorista que detetou a fuga e pediu a ajuda dos bombeiros.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.

  • Número de mortos de atentado em al-Bab sobe para 60

    Mundo

    O atentado bombista de hoje na cidade de al-Bab (Norte da Síria), capturada na quinta-feira ao Estado Islâmico, fez pelo menos 60 mortos, de acordo com um novo balanço noticiado pela agência de notícias estatal turca Andadolu.