sicnot

Perfil

Economia

Draghi diz que excesso de bancos prejudica a sua rentabilidade

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse esta quinta-feira que há demasiados bancos na Europa, sendo esse um motivo, entre outros, para que a sua rentabilidade seja atualmente tão baixa.

No discurso de abertura da primeira conferência anual do Conselho Europeu de Risco Sistémico, Draghi reconheceu que as baixas taxas de juro também pressionam a rentabilidade dos bancos.

As taxas de juro reais a longo prazo caíram na maioria das economias desenvolvidas durante duas décadas, disse Draghi.

O presidente do BCE admitiu que a política monetária do BCE e a de outros bancos centrais, que atuam em concordância com os seus mandatos para salvaguardar a estabilidade de preços, também contribuíram, entre outros fatores, para os juros baixos.

O excesso de bancos é outra "causa do atual baixo nível de rentabilidade dos bancos", segundo Draghi.

Na próxima semana, Draghi vai ao parlamento alemão, no meio de vivas críticas do país à política monetária do BCE, considerada prejudicial para os que têm poupanças e para os bancos.

Segundo um comunicado do Bundestag, Draghi vai reunir-se na quarta-feira com o presidente da câmara baixa, Norbert Lammert, e com membros da comissão de Orçamento e Finanças para "uma troca de ideias".

O presidente do BCE já esteve no parlamento alemão em 2012 para explicar aos deputados o lançamento de um programa de compra de dívida destinado a ajudar países em crise.

Desde então, o BCE foi ainda mais longe na flexibilização da sua política monetária e reduziu as taxas de juro para níveis historicamente baixos.

Para impulsionar a inflação, o BCE lançou ainda um programa alargado de compra de ativos e de empréstimos a longo prazo com juros muito baixos.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.