sicnot

Perfil

Economia

DBRS preocupada com fraco crescimento e subida dos juros da dívida de Portugal

Um responsável da agência de rating DBRS mostrou-se preocupado com o aumento dos juros da dívida soberana e com o fraco crescimento de Portugal, apesar de considerar que a situação política é "bastante" estável.

Numa entrevista em Londres à agência Bloomberg, o economista-chefe e corresponsável dos ratings soberanos da DBRS, Fergus McCormick, afirma que, apesar de politicamente Portugal parecer estar "bastante" estável, "infelizmente os juros da dívida soberana aumentaram e, portanto, também os custos de financiamento", e o crescimento na primeira metade do ano foi "metade do estimado".

Assim, "há dois pontos negativos e um positivo", explicou Fergus McCormick.

A DBRS vai rever a notação de 'rating' que atribui a Portugal, atualmente 'BBB' (baixa), em 21 de outubro, depois de a ter mantido na última revisão, abril último.

A avaliação do crédito da DBRS é fundamental para que Portugal possa participar no programa de compras de títulos de dívida pública do Banco Central Europeu.

Segundo o World Bond Indexes da Bloomberg, a dívida soberana de Portugal registou este ano o pior desempenho entre as das economias desenvolvidas devido às dúvidas sobre a sustentabilidade da dívida, o débil crescimento económico e problemas não resolvidos com a banca.

A Bloomberg adianta que os juros da dívida soberana de Portugal a dez anos subiram 0,32 pontos percentuais para cerca de 3,36% em setembro, ou seja, o maior acréscimo mensal desde janeiro.

Lusa

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11