sicnot

Perfil

Economia

DBRS preocupada com fraco crescimento e subida dos juros da dívida de Portugal

Um responsável da agência de rating DBRS mostrou-se preocupado com o aumento dos juros da dívida soberana e com o fraco crescimento de Portugal, apesar de considerar que a situação política é "bastante" estável.

Numa entrevista em Londres à agência Bloomberg, o economista-chefe e corresponsável dos ratings soberanos da DBRS, Fergus McCormick, afirma que, apesar de politicamente Portugal parecer estar "bastante" estável, "infelizmente os juros da dívida soberana aumentaram e, portanto, também os custos de financiamento", e o crescimento na primeira metade do ano foi "metade do estimado".

Assim, "há dois pontos negativos e um positivo", explicou Fergus McCormick.

A DBRS vai rever a notação de 'rating' que atribui a Portugal, atualmente 'BBB' (baixa), em 21 de outubro, depois de a ter mantido na última revisão, abril último.

A avaliação do crédito da DBRS é fundamental para que Portugal possa participar no programa de compras de títulos de dívida pública do Banco Central Europeu.

Segundo o World Bond Indexes da Bloomberg, a dívida soberana de Portugal registou este ano o pior desempenho entre as das economias desenvolvidas devido às dúvidas sobre a sustentabilidade da dívida, o débil crescimento económico e problemas não resolvidos com a banca.

A Bloomberg adianta que os juros da dívida soberana de Portugal a dez anos subiram 0,32 pontos percentuais para cerca de 3,36% em setembro, ou seja, o maior acréscimo mensal desde janeiro.

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.