sicnot

Perfil

Economia

Riqueza dos britânicos com 30 anos reduziu para metade numa década

© Peter Nicholls / Reuters

Os britânicos que nasceram na década de 1980 têm um rendimento anual equivalente a metade dos que nasceram na década anterior quando também tinham 30 anos.

De acordo com a investigação do Instituto para os Estudos Fiscais (IFS), esta geração tem mais dificuldade em fazer poupanças, já não tem hipótese de receber boas pensões de reforma nem de obter taxas de crédito à habitação baixas.

A discrepância de salários dos que hoje têm 30 anos e daqueles que tinham a mesma idade há 10 anos é entre 27 mil libras (cerca de 31 mil euros) e 53 mil libras (cerca de 61 mil euros) anuais, respetivamente.

Em declarações à BBC, Simon de 32 anos afirmou que 40%do seu ordenado é para pagar a renda da casa. É a sua única grande despesa mas diz que não pensa sequer em ter filhos. A sua irmã, seis anos mais velha, não tem os mesmos problemas económicos.

"Há uma grande linha de sepração entre quem tem 34-35 anos - que não conseguem comprar casa - e quem tem mais de 36 anos, que pode", garantiu.

Segundo o IFS, este estudo reflete o facto de a recessão estar a atingir os salários e os empregos sobretudo destes mais jovens adultos.

  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12