sicnot

Perfil

Economia

Riqueza dos britânicos com 30 anos reduziu para metade numa década

© Peter Nicholls / Reuters

Os britânicos que nasceram na década de 1980 têm um rendimento anual equivalente a metade dos que nasceram na década anterior quando também tinham 30 anos.

De acordo com a investigação do Instituto para os Estudos Fiscais (IFS), esta geração tem mais dificuldade em fazer poupanças, já não tem hipótese de receber boas pensões de reforma nem de obter taxas de crédito à habitação baixas.

A discrepância de salários dos que hoje têm 30 anos e daqueles que tinham a mesma idade há 10 anos é entre 27 mil libras (cerca de 31 mil euros) e 53 mil libras (cerca de 61 mil euros) anuais, respetivamente.

Em declarações à BBC, Simon de 32 anos afirmou que 40%do seu ordenado é para pagar a renda da casa. É a sua única grande despesa mas diz que não pensa sequer em ter filhos. A sua irmã, seis anos mais velha, não tem os mesmos problemas económicos.

"Há uma grande linha de sepração entre quem tem 34-35 anos - que não conseguem comprar casa - e quem tem mais de 36 anos, que pode", garantiu.

Segundo o IFS, este estudo reflete o facto de a recessão estar a atingir os salários e os empregos sobretudo destes mais jovens adultos.

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.