sicnot

Perfil

Economia

Riqueza dos britânicos com 30 anos reduziu para metade numa década

© Peter Nicholls / Reuters

Os britânicos que nasceram na década de 1980 têm um rendimento anual equivalente a metade dos que nasceram na década anterior quando também tinham 30 anos.

De acordo com a investigação do Instituto para os Estudos Fiscais (IFS), esta geração tem mais dificuldade em fazer poupanças, já não tem hipótese de receber boas pensões de reforma nem de obter taxas de crédito à habitação baixas.

A discrepância de salários dos que hoje têm 30 anos e daqueles que tinham a mesma idade há 10 anos é entre 27 mil libras (cerca de 31 mil euros) e 53 mil libras (cerca de 61 mil euros) anuais, respetivamente.

Em declarações à BBC, Simon de 32 anos afirmou que 40%do seu ordenado é para pagar a renda da casa. É a sua única grande despesa mas diz que não pensa sequer em ter filhos. A sua irmã, seis anos mais velha, não tem os mesmos problemas económicos.

"Há uma grande linha de sepração entre quem tem 34-35 anos - que não conseguem comprar casa - e quem tem mais de 36 anos, que pode", garantiu.

Segundo o IFS, este estudo reflete o facto de a recessão estar a atingir os salários e os empregos sobretudo destes mais jovens adultos.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47

    Mundo

    Uma marca polaca de leilões fez um vídeo tocante que está a gerar uma onda de comoção na internet. O anúncio já foi visto mais de oito milhões de vezes e é já considerado um dos melhores do ano.