sicnot

Perfil

Economia

Riqueza dos britânicos com 30 anos reduziu para metade numa década

© Peter Nicholls / Reuters

Os britânicos que nasceram na década de 1980 têm um rendimento anual equivalente a metade dos que nasceram na década anterior quando também tinham 30 anos.

De acordo com a investigação do Instituto para os Estudos Fiscais (IFS), esta geração tem mais dificuldade em fazer poupanças, já não tem hipótese de receber boas pensões de reforma nem de obter taxas de crédito à habitação baixas.

A discrepância de salários dos que hoje têm 30 anos e daqueles que tinham a mesma idade há 10 anos é entre 27 mil libras (cerca de 31 mil euros) e 53 mil libras (cerca de 61 mil euros) anuais, respetivamente.

Em declarações à BBC, Simon de 32 anos afirmou que 40%do seu ordenado é para pagar a renda da casa. É a sua única grande despesa mas diz que não pensa sequer em ter filhos. A sua irmã, seis anos mais velha, não tem os mesmos problemas económicos.

"Há uma grande linha de sepração entre quem tem 34-35 anos - que não conseguem comprar casa - e quem tem mais de 36 anos, que pode", garantiu.

Segundo o IFS, este estudo reflete o facto de a recessão estar a atingir os salários e os empregos sobretudo destes mais jovens adultos.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.