sicnot

Perfil

Economia

"Se houver notícias, quando houver, saberão", diz PR a respeito do sigilo bancário

"Se houver notícias, quando houver, saberão", diz PR a respeito do sigilo bancário

O Presidente da República escusou-se hoje a esclarecer se já tomou uma decisão sobre o decreto do Governo que permite o acesso da Autoridade Tributária a informação bancária, mas prometeu divulgá-la o mais brevemente possível. "Se houver notícias, quando houver, saberão", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, depois de ter falado na abertura de uma conferência comemorativa do Dia Europeu das Fundações e Doadores, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

  • Sim ou não ao fim do sigilo bancário?
    1:59

    Economia

    O fim do sigilo bancário para os contribuintes com mais de 50 mil euros está a causar polémica. Há quem diga que pode levar a uma retirada de dinheiro dos bancos, mas os trabalhadores dos impostos defendem que a medida é indispensável para o combate à fraude.

  • Governo dá como certo veto de Marcelo ao fim do sigilo bancário
    0:11

    Economia

    O Governo parece dar como certo que Marcelo Rebelo de Sousa vai vetar a lei que prevê o fim do sigilo bancário. A ministra da Presidência, Maria Manuela Leitão Marques, admitiu no final do conselho de ministros, que o Governo está à espera que o Presidente da República mande para trás o decreto-lei.

  • "Isto parece uma medida do Governo venezuelano de Maduro"
    3:06

    Opinião

    O Governo poderá deixar cair a medida do fim do sigilo bancário caso o Presidente da República decida vetar o diploma. Miguel Sousa Tavares diz que deseja que "Marcelo vete o diploma" porque "isto parece uma medida do Governo venezuelano de Maduro". O comentador diz ainda que o "Estado só pode atuar sobre suspeitas concretas, não pode partir do princípio de que todos podem ser devassados".

  • Sigilo bancário pode cair se Marcelo vetar diploma
    2:15

    Economia

    O Governo deverá deixar cair a lei do fim do sigilo bancário em contas de mais de 50 mil euros se o Presidente da República vetar o diploma. O decreto já está nas mãos de Marcelo Rebelo de Sousa desde a passada sexta-feira e o Presidente continua sem dar pistas sobre o que vai fazer.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Donald Trump culpa imigrantes por ataque que nunca existiu
    1:01
  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.