sicnot

Perfil

Economia

Economia britânica enfrentará turbulência nas negociações do Brexit, alerta ministro

reuters

O ministro das Finanças do Reino Unido alertou hoje que a economia britânica deverá enfrentar "alguma turbulência" durante as negociações do 'Brexit' e a confiança dos consumidores e empresários poderá subir e descer "como uma montanha russa".

"Devemos esperar alguma turbulência enquanto decorrer este processo negocial", disse Philip Hammond à BBC, antes de um discurso na conferência anual do partido conservador, no poder.

O ministro antecipou um período de dois anos, "ou talvez até mais, em que as empresas manifestação incerteza em relação ao estado final das relações" entre o Reino Unido e a União Europeia.

Hammond admitiu mesmo que as empresas estão a adiar decisões de investimento devido a essa incerteza.

"Se não interviermos para contrariar esse efeito, haverá consequências para o crescimento e o emprego", disse o governante, assumindo que manter a estabilidade dos consumidores e das empresas é o seu desafio.

"Devemos esperar um período em que a confiança andará a subir e a descer - talvez como numa montanha-russa - até termos um acordo final", disse.

A primeira-ministra, Theresa May, disse no domingo que o Reino Unido irá acionar o Artigo 50 - procedimento formal para iniciar a saída da UE - até ao final de março, momento em que começará um processo negocial que deverá durar cerca de dois anos.

Hammond é visto como defensor de um 'Brexit' suave e mais gradual, que manteria o acesso do Reino Unido ao mercado único da UE, enquanto outros no governo de Theresa May defendem um corte mais definitivo.

O ministro disse que nas suas negociações com a UE, o Reino Unido deverá procurar "o maior grau de acesso dos produtos e serviços britânicos... que for possível alcançar".

"A chave é ter acesso sem imposição de taxas, acesso sem imposição de quotas", disse o responsável, acrescentando que os exportadores da UE também teriam acesso ao mercado britânico.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.