sicnot

Perfil

Economia

Número de passageiros do metro está a crescer há um ano

© AP

O número de passageiros dos metropolitanos de Lisboa, Porto e Sul do Tejo está a crescer há um ano, tendo entre abril e junho registado um aumento de 10% para os 57,6 milhões, de acordo com o INE.

Segundo a atividade dos transportes do Instituto Nacional de Estatísticas, pelo quarto trimestre consecutivo, houve aumento de passageiros em todos os sistemas de metropolitano.

Entre abril e junho, os metropolitanos de Lisboa, Porto e Sul do Tejo transportaram 57,6 milhões de passageiros, o que constitui um aumento de 10,1% face ao mesmo período do ano anterior e de 4,9% em relação ao primeiro trimestre do ano.

Segundo o INE, todos os meses do trimestre evidenciaram evoluções significativamente positivas, realçando-se o forte aumento de passageiros no mês de maio (+13,9%).

Entre os sistemas de metropolitano, Lisboa foi o que registou o maior aumento de passageiros no segundo trimestre, com um crescimento homólogo de 14%, correspondendo a um total de 39,4 milhões de passageiros transportados.

Com o transporte de 15,2 milhões de passageiros, o metro do Porto registou um aumento de 1,8% e no metro Sul do Tejo viajaram três milhões de passageiros, traduzindo um acréscimo de 5,7% em relação ao segundo trimestre de 2015.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.