sicnot

Perfil

Economia

Costa confirma nova proposta chinesa para o Novo Banco

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou que há uma nova proposta de um grupo chinês para comprar o Novo Banco, numa entrevista divulgada hoje pelo Diário de Notícias e pela TSF.

"Sei em concreto que durante estes cinco dias em que estive cá [na China] foi apresentada uma nova proposta de aquisição do Novo Banco por uma instituição financeira chinesa", disse António Costa, numa entrevista concedida, na quarta-feira, no final da visita que fez à China.

Costa acrescentou que "esse é um processo que decorre, neste momento, sob a alçada do Banco de Portugal, ao qual compete apreciar as diferentes propostas e que haverá de fazer uma proposta final ao governo".

"Portanto, o Governo só se pronunciará depois de o senhor governador nos apresentar uma proposta. Agora, sei porque fui informado pelo investidor que tinham apresentado uma proposta para a aquisição do Novo Banco".

Segundo o Diário de Notícias, a TSF e o Público, a proposta, não vinculativa, é do China Minsheng Finantial.

Citando fontes "ligadas às autoridades oficiais", o Público acrescenta que na proposta, o China Minscheng admite adquirir mais de 50% do Novo Banco, com dispersão das ações restantes em bolsa e aumento de capital.

No ano passado, houve já uma proposta chinesa para a compra do Novo Banco, do grupo Fosun, que detém a Fidelidade e a Luz Saúde, mas as negociações foram suspensas pelo Banco de Portugal.

Lusa

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Rui Rio comprometeu-se a realizar apenas dois debates
    0:45

    País

    Rui Rio disse esta terça-feira que foi apanhado de surpresa com a mudança de posição de Pedro Santana Lopes, que exige três debates entre os dois candidatos à liderança do PSD nos canais generalistas. Rui Rio reiterou ainda que se comprometeu a fazer apenas dois debates.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.