Marcelo em visita de Estado à Suíça entre domingo e terça-feira
14.10.2016 18h17
O Presidente da República vai realizar entre domingo e terça-feira uma visita de Estado à Suíça, onde será recebido pelo seu homólogo, Johann N. Schneider-Ammann, e terá um encontro com a comunidade portuguesa.
Nesta deslocação, dividida entre Genebra e Berna, Marcelo Rebelo de Sousa estará acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelo secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.
O encontro do chefe de Estado com representantes da comunidade portuguesa na Suíça - que é uma das maiores comunidades portuguesas no estrangeiro, com perto de 300 mil portugueses - é o primeiro ponto desta visita, no domingo, às 17:00, em Genebra.
Os portugueses constituem a terceira maior comunidade estrangeira na Suíça, a seguir aos italianos e alemães, mas em Genebra são a primeira comunidade.
Segundo o programa desta visita, hoje divulgado, na segunda-feira Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se com o Presidente da Confederação Suíça, Johann N. Schneider-Ammann em Genebra.
Em seguida, visita projetos tecnológicos locais, e depois parte de comboio para Berna.
À chegada a Berna, o Presidente da República encontra-se novamente com Johann N. Schneider-Ammann, com outros membros do Conselho Federal e com o Chanceler da Confederação Suíça, Walter Thurnherr.
Está prevista uma conferência de imprensa dos presidentes português e suíço, após uma reunião a dois.
O dia termina com um jantar em honra do Presidente da República, oferecido pelo Conselho Federal Suíço.
Na terça-feira de manhã, Marcelo Rebelo de Sousa visita a empresa Rondo SA, em Burgdorf, a cerca de 30 quilómetros de Berna, segundo o programa, por ser "um exemplo daquilo a que os suíços chamam de 'vocacional training'", em que os alunos podem optar por "aprender uma profissão no próprio local de trabalho", a partir dos 15 anos.
Antes de regressar a Lisboa, o Presidente da República visita ainda o Museu Franz Gertsch, um pintor suíço conhecido pelos seus retratos hiper-realistas.
Lusa
Relacionados
- 2:10
A visita de António Costa a Macau
António Costa esteve esta terça-feira em Macau, onde falou com empresários e visitou a escola portuguesa. Durante a visita, o primeiro-ministro ainda participou numa entrega de prémios Start-ups, deixando um convite para a Web Summit em novembro, em Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para comentar a visita do chefe de Governo à China, elogiando a relação entre os dois países mas avisando que "não há almoços grátis".
- 2:31
Marcelo assinala Dia do Idoso na Casa do Artista
Marcelo Rebelo de Sousa assinalou o Dia Internacional do Idoso numa visita à Casa do Artista, em Lisboa. O Presidente da República aproveitou também para se inscrever como sócio apoiante da associação que dinamiza a instituição criada para acolher antigos artistas.
- 0:16
Marcelo visita militares dos Comandos hospitalizados
Marcelo Rebelo de Sousa visita hoje os militares dos Comandos que se encontram internados no Hospital das Forças Armadas. O Presidente da República será acompanhado pelo ministro da Defesa. Já ontem, Marcelo foi visitar o militar Dylan da Silva, que se encontra no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, à espera de um transplante de fígado. Ontem à noite, em Coimbra, Marcelo revelou que concorda e aceita a decisão de suspender os cursos de comandos.
- 2:30
Marcelo convida Costa a visitar as Ilhas Selvagens
Marcelo Rebelo de Sousa concluiu a visita à Madeira nas Ilhas Selvagens. O Presidente da República falou sobre a preservação da natureza e os esforços de Portugal junto da comunidade internacional para alargar a plataforma continental. O Presidente ainda teve tempo de enviar postais a convidar o primeiro- ministro, António Costa, a visitar as ilhas.
Na Homepage
- 1:25
- 16:41
Porque somos mães
Na Reportagem Especial desta semana, falamos de mulheres que foram mães recentemente e que procuram uma oportunidade profissional. Têm vontade mas falta-lhes formação. Quanto ao apoio, vai aparecendo no trabalho feito por associações que se dedicam exclusivamente a resolver estes casos.
21.04.2018 às 21h32
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.