sicnot

Perfil

Economia

Marcelo em visita de Estado à Suíça entre domingo e terça-feira

O Presidente da República vai realizar entre domingo e terça-feira uma visita de Estado à Suíça, onde será recebido pelo seu homólogo, Johann N. Schneider-Ammann, e terá um encontro com a comunidade portuguesa.

Nesta deslocação, dividida entre Genebra e Berna, Marcelo Rebelo de Sousa estará acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelo secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

O encontro do chefe de Estado com representantes da comunidade portuguesa na Suíça - que é uma das maiores comunidades portuguesas no estrangeiro, com perto de 300 mil portugueses - é o primeiro ponto desta visita, no domingo, às 17:00, em Genebra.

Os portugueses constituem a terceira maior comunidade estrangeira na Suíça, a seguir aos italianos e alemães, mas em Genebra são a primeira comunidade.

Segundo o programa desta visita, hoje divulgado, na segunda-feira Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se com o Presidente da Confederação Suíça, Johann N. Schneider-Ammann em Genebra.

Em seguida, visita projetos tecnológicos locais, e depois parte de comboio para Berna.

À chegada a Berna, o Presidente da República encontra-se novamente com Johann N. Schneider-Ammann, com outros membros do Conselho Federal e com o Chanceler da Confederação Suíça, Walter Thurnherr.

Está prevista uma conferência de imprensa dos presidentes português e suíço, após uma reunião a dois.

O dia termina com um jantar em honra do Presidente da República, oferecido pelo Conselho Federal Suíço.

Na terça-feira de manhã, Marcelo Rebelo de Sousa visita a empresa Rondo SA, em Burgdorf, a cerca de 30 quilómetros de Berna, segundo o programa, por ser "um exemplo daquilo a que os suíços chamam de 'vocacional training'", em que os alunos podem optar por "aprender uma profissão no próprio local de trabalho", a partir dos 15 anos.

Antes de regressar a Lisboa, o Presidente da República visita ainda o Museu Franz Gertsch, um pintor suíço conhecido pelos seus retratos hiper-realistas.

Lusa

  • A visita de António Costa a Macau
    2:10

    País

    António Costa esteve esta terça-feira em Macau, onde falou com empresários e visitou a escola portuguesa. Durante a visita, o primeiro-ministro ainda participou numa entrega de prémios Start-ups, deixando um convite para a Web Summit em novembro, em Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para comentar a visita do chefe de Governo à China, elogiando a relação entre os dois países mas avisando que "não há almoços grátis".

  • Marcelo assinala Dia do Idoso na Casa do Artista
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa assinalou o Dia Internacional do Idoso numa visita à Casa do Artista, em Lisboa. O Presidente da República aproveitou também para se inscrever como sócio apoiante da associação que dinamiza a instituição criada para acolher antigos artistas.

  • Marcelo visita militares dos Comandos hospitalizados
    0:16

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa visita hoje os militares dos Comandos que se encontram internados no Hospital das Forças Armadas. O Presidente da República será acompanhado pelo ministro da Defesa. Já ontem, Marcelo foi visitar o militar Dylan da Silva, que se encontra no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, à espera de um transplante de fígado. Ontem à noite, em Coimbra, Marcelo revelou que concorda e aceita a decisão de suspender os cursos de comandos.

  • Marcelo convida Costa a visitar as Ilhas Selvagens
    2:30

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa concluiu a visita à Madeira nas Ilhas Selvagens. O Presidente da República falou sobre a preservação da natureza e os esforços de Portugal junto da comunidade internacional para alargar a plataforma continental. O Presidente ainda teve tempo de enviar postais a convidar o primeiro- ministro, António Costa, a visitar as ilhas.

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".