sicnot

Perfil

Economia

Marcelo em visita de Estado à Suíça entre domingo e terça-feira

O Presidente da República vai realizar entre domingo e terça-feira uma visita de Estado à Suíça, onde será recebido pelo seu homólogo, Johann N. Schneider-Ammann, e terá um encontro com a comunidade portuguesa.

Nesta deslocação, dividida entre Genebra e Berna, Marcelo Rebelo de Sousa estará acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelo secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

O encontro do chefe de Estado com representantes da comunidade portuguesa na Suíça - que é uma das maiores comunidades portuguesas no estrangeiro, com perto de 300 mil portugueses - é o primeiro ponto desta visita, no domingo, às 17:00, em Genebra.

Os portugueses constituem a terceira maior comunidade estrangeira na Suíça, a seguir aos italianos e alemães, mas em Genebra são a primeira comunidade.

Segundo o programa desta visita, hoje divulgado, na segunda-feira Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se com o Presidente da Confederação Suíça, Johann N. Schneider-Ammann em Genebra.

Em seguida, visita projetos tecnológicos locais, e depois parte de comboio para Berna.

À chegada a Berna, o Presidente da República encontra-se novamente com Johann N. Schneider-Ammann, com outros membros do Conselho Federal e com o Chanceler da Confederação Suíça, Walter Thurnherr.

Está prevista uma conferência de imprensa dos presidentes português e suíço, após uma reunião a dois.

O dia termina com um jantar em honra do Presidente da República, oferecido pelo Conselho Federal Suíço.

Na terça-feira de manhã, Marcelo Rebelo de Sousa visita a empresa Rondo SA, em Burgdorf, a cerca de 30 quilómetros de Berna, segundo o programa, por ser "um exemplo daquilo a que os suíços chamam de 'vocacional training'", em que os alunos podem optar por "aprender uma profissão no próprio local de trabalho", a partir dos 15 anos.

Antes de regressar a Lisboa, o Presidente da República visita ainda o Museu Franz Gertsch, um pintor suíço conhecido pelos seus retratos hiper-realistas.

Lusa

  • A visita de António Costa a Macau
    2:10

    País

    António Costa esteve esta terça-feira em Macau, onde falou com empresários e visitou a escola portuguesa. Durante a visita, o primeiro-ministro ainda participou numa entrega de prémios Start-ups, deixando um convite para a Web Summit em novembro, em Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para comentar a visita do chefe de Governo à China, elogiando a relação entre os dois países mas avisando que "não há almoços grátis".

  • Marcelo assinala Dia do Idoso na Casa do Artista
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa assinalou o Dia Internacional do Idoso numa visita à Casa do Artista, em Lisboa. O Presidente da República aproveitou também para se inscrever como sócio apoiante da associação que dinamiza a instituição criada para acolher antigos artistas.

  • Marcelo visita militares dos Comandos hospitalizados
    0:16

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa visita hoje os militares dos Comandos que se encontram internados no Hospital das Forças Armadas. O Presidente da República será acompanhado pelo ministro da Defesa. Já ontem, Marcelo foi visitar o militar Dylan da Silva, que se encontra no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, à espera de um transplante de fígado. Ontem à noite, em Coimbra, Marcelo revelou que concorda e aceita a decisão de suspender os cursos de comandos.

  • Marcelo convida Costa a visitar as Ilhas Selvagens
    2:30

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa concluiu a visita à Madeira nas Ilhas Selvagens. O Presidente da República falou sobre a preservação da natureza e os esforços de Portugal junto da comunidade internacional para alargar a plataforma continental. O Presidente ainda teve tempo de enviar postais a convidar o primeiro- ministro, António Costa, a visitar as ilhas.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.