sicnot

Perfil

Economia

Crédito ao consumo aumentou 24% em agosto

(Arquivo)

O novo crédito ao consumo aumentou 24% em agosto para 488 milhões de euros em termos homólogos, com os empréstimos para compra de automóvel em máximos desde março, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Em agosto, foram emprestados 487,722 milhões de euros em crédito aos consumidores, o que significa mais 23,9% face agosto do ano passado e um aumento de 11% face a julho.

Por componentes, destaque para os empréstimos para a compra de automóvel, que atingiram 196,967 milhões de euros em agosto, um valor que representa o máximo desde março e significa mais 32,2% em termos homólogos e 7,71% face a julho.

No crédito pessoal, a 'finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos' aumentou 58,5% na variação homóloga e 52,8% na variação mensal, para 4,821 milhões de euros, enquanto 'Outros Créditos Pessoais (sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades)' avançaram 23,2% em termos homólogos e 12,3% na variação mensal, para 201,854 milhões de euros.

Por fim, no crédito concedido em 'Cartões de Crédito, Linhas de Crédito, Contas Correntes Bancárias e Facilidades de Descoberto ' o montante atingiu 84,080 milhões de euros em agosto, mais 8,1% face ao mesmo mês de 2015 e 14,5% em relação a julho.

Lusa

  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.