sicnot

Perfil

Economia

Crédito ao consumo aumentou 24% em agosto

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O novo crédito ao consumo aumentou 24% em agosto para 488 milhões de euros em termos homólogos, com os empréstimos para compra de automóvel em máximos desde março, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Em agosto, foram emprestados 487,722 milhões de euros em crédito aos consumidores, o que significa mais 23,9% face agosto do ano passado e um aumento de 11% face a julho.

Por componentes, destaque para os empréstimos para a compra de automóvel, que atingiram 196,967 milhões de euros em agosto, um valor que representa o máximo desde março e significa mais 32,2% em termos homólogos e 7,71% face a julho.

No crédito pessoal, a 'finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos' aumentou 58,5% na variação homóloga e 52,8% na variação mensal, para 4,821 milhões de euros, enquanto 'Outros Créditos Pessoais (sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades)' avançaram 23,2% em termos homólogos e 12,3% na variação mensal, para 201,854 milhões de euros.

Por fim, no crédito concedido em 'Cartões de Crédito, Linhas de Crédito, Contas Correntes Bancárias e Facilidades de Descoberto ' o montante atingiu 84,080 milhões de euros em agosto, mais 8,1% face ao mesmo mês de 2015 e 14,5% em relação a julho.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.