sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas propõe na quarta-feira reforço de controlo de movimentos financeiros

© Francois Lenoir / Reuters

A Comissão Europeia vai propor na quarta-feira o reforço dos controlos dos movimentos de dinheiro na União Europeia (UE) para melhorar a luta contra o financiamento do terrorismo, divulgou o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici.

Moscovici adiantou, numa entrevista a uma televisão francesa, que o Colégio de Comissários deverá adotar uma proposta para que se possa controlar os movimentos de dinheiro, ouro, títulos e cartões pré-pagos,

Atualmente, são controlados as transferências de dinheiro acima de dez mil euros, mas o comissário gostaria que pudessem ser verificados montantes inferiores "se houver uma suspeita de financiamento de terrorismo".

Moscovici adiantou ainda que os Estados-membros devem começar a partilhar automaticamente informação recolhida pelas alfândegas, de modo a chegar-se mais facilmente às células terroristas.


  • Obras de remodelação calam Big Ben
    1:18

    Mundo

    Na próxima segunda-feira, os sinos do Big Ben, o famoso relógio de Londres, vão ficar em silêncio. As obras de restauro só estarão concluídas daqui a quatro anos.