sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas propõe na quarta-feira reforço de controlo de movimentos financeiros

© Francois Lenoir / Reuters

A Comissão Europeia vai propor na quarta-feira o reforço dos controlos dos movimentos de dinheiro na União Europeia (UE) para melhorar a luta contra o financiamento do terrorismo, divulgou o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici.

Moscovici adiantou, numa entrevista a uma televisão francesa, que o Colégio de Comissários deverá adotar uma proposta para que se possa controlar os movimentos de dinheiro, ouro, títulos e cartões pré-pagos,

Atualmente, são controlados as transferências de dinheiro acima de dez mil euros, mas o comissário gostaria que pudessem ser verificados montantes inferiores "se houver uma suspeita de financiamento de terrorismo".

Moscovici adiantou ainda que os Estados-membros devem começar a partilhar automaticamente informação recolhida pelas alfândegas, de modo a chegar-se mais facilmente às células terroristas.


  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC