sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas propõe na quarta-feira reforço de controlo de movimentos financeiros

© Francois Lenoir / Reuters

A Comissão Europeia vai propor na quarta-feira o reforço dos controlos dos movimentos de dinheiro na União Europeia (UE) para melhorar a luta contra o financiamento do terrorismo, divulgou o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici.

Moscovici adiantou, numa entrevista a uma televisão francesa, que o Colégio de Comissários deverá adotar uma proposta para que se possa controlar os movimentos de dinheiro, ouro, títulos e cartões pré-pagos,

Atualmente, são controlados as transferências de dinheiro acima de dez mil euros, mas o comissário gostaria que pudessem ser verificados montantes inferiores "se houver uma suspeita de financiamento de terrorismo".

Moscovici adiantou ainda que os Estados-membros devem começar a partilhar automaticamente informação recolhida pelas alfândegas, de modo a chegar-se mais facilmente às células terroristas.


  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.