sicnot

Perfil

Economia

Goldman Sachs multado em 120 milhões de dólares por manipulação de mercado

© / Reuters

O banco Goldman Sachs foi intimado a pagar 120 milhões de dólares (115 milhões de euros) para encerrar um processo judicial por manipulação, para proveito próprio, de uma referência de taxas de juro.

A entidade reguladora do mercado de derivados nos EUA (CFTC, na sigla em Inglês) divulgou hoje que vários operadores do Goldman Sachs, incluindo o dirigente do Grupo de Transações de Produtos de Taxa de Juro, usaram transações e falsos relatórios para manipularem o valor de referência entre 2007 e 2012.

Além da multa, a CFTC ordenou ao banco que termine e desista de mais manipulações e tome medidas para interromper esta prática.

O Goldman Sachs tem também de aplicar controlos internos e relatar à CFTC sobre a efetividade desses controlos.

Os dirigentes do banco reagiram, dizendo que estavam satisfeitos por o assunto ter ficado resolvido.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC