sicnot

Perfil

Economia

Monte Dei Paschi suspenso da bolsa depois de cair 12%

As ações do banco italiano Monte dei Paschi Dei Siena foram esta manhã suspensas depois de um tombo de 12% na bolsa italiana. O aumento de capital com a venda de ações a privados é uma das partes do plano de recapitalização que arrancou esta segunda-feira, para salvar o banco italiano que só tem liquidez para quatro meses.

Em causa estão 28 mil milhões de euros de crédito mal parado.

Perdas que precisam ser acomodadas pelo novo aumento de capital que, se falhar, pode obrigar o Estado italiano a resgatar o Monte dei Paschi com perdas para os depositantes que tenham mais de 100 mil euros no banco.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • "É um momento histórico para a independência energética"
    1:13

    Mundo

    Esta sexta-feira Donald Trump cumpriu mais uma promessa de campanha. O presidente norte-americano ordenou a construção do oleoduto Keystone, um projeto polémico rejeitado por Barack Obama e contestado pelos ambientalistas e pelos índios Sioux.  

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.