sicnot

Perfil

Economia

Monte Dei Paschi suspenso da bolsa depois de cair 12%

As ações do banco italiano Monte dei Paschi Dei Siena foram esta manhã suspensas depois de um tombo de 12% na bolsa italiana. O aumento de capital com a venda de ações a privados é uma das partes do plano de recapitalização que arrancou esta segunda-feira, para salvar o banco italiano que só tem liquidez para quatro meses.

Em causa estão 28 mil milhões de euros de crédito mal parado.

Perdas que precisam ser acomodadas pelo novo aumento de capital que, se falhar, pode obrigar o Estado italiano a resgatar o Monte dei Paschi com perdas para os depositantes que tenham mais de 100 mil euros no banco.

  • Cabras sapadores na prevenção de incêndios florestais
    2:42

    País

    Há vários regimentos de cabras sapadoras pelo país que, este ano, vão ajudar na prevenção de incêndios florestais. Este é o caso de um regimento em Amieira do Tejo, no concelho de Nisa. Tem pouco mais de 200 cabras que vão destruindo o mato, diariamente, em zonas demarcadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e, a maioria, perto de estradas. Por cada hectar intervencionado, o produtor recebe, no primeiro ano, 120 euros. Pelo país devem existir cerca de 50 iniciativas do género.

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.