sicnot

Perfil

Economia

Banco de Portugal acusa Montepio de falhas na prevenção de branqueamento de capitais

O Banco de Portugal acusa o Montepio Geral de não ter introduzido a tempo os procedimentos de controlo dos movimentos financeiros ilícitos. De acordo com o jornal Público, durante uma auditoria foram identificadas deficiências no sistema de controlo interno do banco.

Estas deficiências estarão relacionadas com a prevenção do branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo. Falhas que levaram o Banco de Portugal a avançar com processos de contraordenações contra a instituição e contra o ex-presidente do Montepio, Tomás Correia e o ex-administrador Almeida Serra.

As coimas podem ir dos 50 mil aos 5 milhões de euros. Uma notícia conhecida no dia em que os acionistas do Montepio deverão aprovar em assembleia-geral o programa de ação e o orçamento para o próximo ano.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.