sicnot

Perfil

Economia

Dólares, euros e taxas de juro também são "terrorismo"

© Murad Sezer / Reuters

O Presidente da Turquia, Recep Erdogan, considerou esta quinta-feira que "não há diferença, no que respeita aos objetivos, entre um terrorista com uma arma e uma bomba na mão, e um terrorista que tem dólares, euros e taxas de juro".

Recep Tayyip Erdogan disse que a economia da Turquia está debaixo de um ataque terrorista semelhante à onda de violentos ataques que assolou o país nos últimos meses.

No ano passado, o país foi atacado mais de 30 vezes em iniciativas atribuídas a militares do grupo 'jihadista' Estado Islâmico e curdos. A insegurança, juntamente com a instabilidade política que teve o seu apogeu em junho, quando houve uma tentativa de golpe de Estado falhado, fez a economia afundar e a moeda turca é agora uma das mais desvalorizadas a nível mundial, tendo batido o recorde negativo contra o dólar esta semana.

Uma das iniciativas levadas a cabo pelos turcos para tentarem reabilitar a economia e trazer mais investimento externo foi anunciada hoje, e passa por oferecer a naturalidade turca a investidores que coloquem mais de 1 milhão de dólares no país.

De acordo com a agência France-Presse, a edição de hoje do jornal oficial do país explica que os investidores estrangeiros que invistam 2 milhões de dólares no país, ou que comprem um imóvel por pelo menos 1 milhão, e não o vendam nos três anos seguintes, ganham a nacionalidade turca se quiserem.

De acordo com a previsão de outubro do Fundo Monetário Internacional, a Turquia registou um crescimento económico de 3% no ano passado e deverá acelerar ligeiramente para 3,3% este ano.

Lusa

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • Furacão Maria já causou pelo menos nove mortes

    Mundo

    O furacão Maria já causou pelo menos nove mortos durante a sua passagem pelas Antilhas Menores, tendo baixando para uma tempestade de grau três depois de atravessar Porto Rico, segundo as autoridades.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC