sicnot

Perfil

Economia

Grupo Santander com lucros de 6.204 milhões de euros em 2016

© Marcelo del Pozo / Reuters

O banco espanhol Santander teve lucros de 6.204 mil milhões de euros em 2016, um aumento de 4 % em relação ao ano anterior, devido ao "forte crescimento das receitas das comissões e a melhoria da qualidade do crédito", informou esta quarta-feira em Madrid esta empresa.

Segundo um relatório enviado esta manhã à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, o banco aumentou no ano passado em 1,4 milhões o número de clientes, que agora são 15,2 milhões, enquanto o crédito e as receitas subiram respetivamente 2 % e 5 %, excluindo o impacto das alterações cambiais.

No quarto trimestre do ano passado, o lucro do Santander foi de 1.598 milhões de euros, que contrasta com os 25 milhões do mesmo período de 2015.

O relatório também salienta que o rácio de capital do banco CET1 (fully loaded) cresceu 50 pontos básicos, até 10,55%.

"A chave do nosso sucesso para 2017 e para o futuro será ter uma cultura de colaboração cada vez mais forte em todo o Grupo e uma missão comum de ajudar as pessoas e as empresas a progredir", segundo declarações feitas pela presidente do grupo Santander, Ana Botín.

O banco informa que o valor por ação aumentou 3,7 %, para 4,22 euros, o dividendo por ação cresceu 8 %, até 0,17 euros e o benefício por ação alcançou 0,41 euros, mais 1 %.

As empresas do grupo na Europa foram responsáveis por 55 % dos lucros (Reino Unido: 20%, Espanha: 12%, Santander Consumer Finance: 13%, outros: 10%) e nas Américas os restantes 45% (Brasil: 21%, México: 8%, Chile: 6%, Estados Unidos: 5%, outros: 5%).

O relatório refere que "também cresceu com força o benefício atribuído (lucro) de Portugal (33 %)".

Lusa

  • Detido dono do cão que feriu criança com gravidade

    País

    O dono do cão de raça Rottweiler que esta terça-feira feriu com gravidade uma criança de 4 anos em Matosinhos foi detido pela PSP e o animal já foi recolhido no canil municipal, informou fonte oficial da autarquia.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.