sicnot

Perfil

Economia

Grupo Santander com lucros de 6.204 milhões de euros em 2016

© Marcelo del Pozo / Reuters

O banco espanhol Santander teve lucros de 6.204 mil milhões de euros em 2016, um aumento de 4 % em relação ao ano anterior, devido ao "forte crescimento das receitas das comissões e a melhoria da qualidade do crédito", informou esta quarta-feira em Madrid esta empresa.

Segundo um relatório enviado esta manhã à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, o banco aumentou no ano passado em 1,4 milhões o número de clientes, que agora são 15,2 milhões, enquanto o crédito e as receitas subiram respetivamente 2 % e 5 %, excluindo o impacto das alterações cambiais.

No quarto trimestre do ano passado, o lucro do Santander foi de 1.598 milhões de euros, que contrasta com os 25 milhões do mesmo período de 2015.

O relatório também salienta que o rácio de capital do banco CET1 (fully loaded) cresceu 50 pontos básicos, até 10,55%.

"A chave do nosso sucesso para 2017 e para o futuro será ter uma cultura de colaboração cada vez mais forte em todo o Grupo e uma missão comum de ajudar as pessoas e as empresas a progredir", segundo declarações feitas pela presidente do grupo Santander, Ana Botín.

O banco informa que o valor por ação aumentou 3,7 %, para 4,22 euros, o dividendo por ação cresceu 8 %, até 0,17 euros e o benefício por ação alcançou 0,41 euros, mais 1 %.

As empresas do grupo na Europa foram responsáveis por 55 % dos lucros (Reino Unido: 20%, Espanha: 12%, Santander Consumer Finance: 13%, outros: 10%) e nas Américas os restantes 45% (Brasil: 21%, México: 8%, Chile: 6%, Estados Unidos: 5%, outros: 5%).

O relatório refere que "também cresceu com força o benefício atribuído (lucro) de Portugal (33 %)".

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.