sicnot

Perfil

Economia

Grupo Santander com lucros de 6.204 milhões de euros em 2016

© Marcelo del Pozo / Reuters

O banco espanhol Santander teve lucros de 6.204 mil milhões de euros em 2016, um aumento de 4 % em relação ao ano anterior, devido ao "forte crescimento das receitas das comissões e a melhoria da qualidade do crédito", informou esta quarta-feira em Madrid esta empresa.

Segundo um relatório enviado esta manhã à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, o banco aumentou no ano passado em 1,4 milhões o número de clientes, que agora são 15,2 milhões, enquanto o crédito e as receitas subiram respetivamente 2 % e 5 %, excluindo o impacto das alterações cambiais.

No quarto trimestre do ano passado, o lucro do Santander foi de 1.598 milhões de euros, que contrasta com os 25 milhões do mesmo período de 2015.

O relatório também salienta que o rácio de capital do banco CET1 (fully loaded) cresceu 50 pontos básicos, até 10,55%.

"A chave do nosso sucesso para 2017 e para o futuro será ter uma cultura de colaboração cada vez mais forte em todo o Grupo e uma missão comum de ajudar as pessoas e as empresas a progredir", segundo declarações feitas pela presidente do grupo Santander, Ana Botín.

O banco informa que o valor por ação aumentou 3,7 %, para 4,22 euros, o dividendo por ação cresceu 8 %, até 0,17 euros e o benefício por ação alcançou 0,41 euros, mais 1 %.

As empresas do grupo na Europa foram responsáveis por 55 % dos lucros (Reino Unido: 20%, Espanha: 12%, Santander Consumer Finance: 13%, outros: 10%) e nas Américas os restantes 45% (Brasil: 21%, México: 8%, Chile: 6%, Estados Unidos: 5%, outros: 5%).

O relatório refere que "também cresceu com força o benefício atribuído (lucro) de Portugal (33 %)".

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.