Patrão da Padaria Portuguesa explica o que disse à SIC Notícias
26.01.2017 20h34
Um dos donos da Padaria Portuguesa deu esta quarta-feira uma entrevista à SIC Notícias. Questionado sobre o chumbo da redução da Taxa Social Única (TSU) para os patrões, Nuno Carvalho defendeu a flexibilização das contratações, os despedimentos e os horários de trabalho. O momento tornou-se viral e, perante as críticas às suas palavras, Nuno Carvalho deu uma entrevista ao Expresso Diário para explicar o que realmente quis dizer naquela manhã
O responsável da empresa que tem 50 lojas espalhadas pelo país não estava à espera que a sua entrevista tivesse o impacto que teve.
Com uma vida profissional longa, Nuno Carvalho trabalhou como assalariado e, mesmo nessa altura, tinha a mesma visão sobre a legislação laboral. Deste modo, "teria dito exatamente o mesmo". Agora como empreendedor, acaba por se deparar com "grandes frustrações" no seu dia-a-dia perante decisões que influenciam os custos da empresa, nomeadamente "os custos com o pessoal".
Nuno Carvalho dá o exemplo de vários funcionários da Padaria Portuguesa que têm vários contratos com várias empresas, uma vez que precisam do dinheiro para levar para casa. "Há uma necessidade de levar mais dinheiro para casa e a lei não permite que isso possa acontecer só numa entidade." Isto sem as horas extra que trazem custos elevados para a empresa.
Outro dos exemplos dados pelo dono da Padaria Portuguesa é o tipo de contratação existente, que acaba por levar esta área do retalho alimentar a rescindir muitos contratos nos primeiros 30 dias.
Veja a entrevista completa na edição da quinta-feira do Expresso Diário.

D.R.
Nuno Carvalho defende que num modelo de maior flexibilidade os funcionários da Padaria Portuguesa levariam mais dinheiro para casa. Isto porque muitos dos colaboradores se pudessem estariam com contratos de 60 horas semanais, de modo a não ter que arranjar outros trabalhados noutras entidades.
Um estudo da Organização Internacional do Trabalho revela que o limite para um trabalho saudável são 50 horas semanais. O que vai contra a proposta de aumento laboral de Nuno Carvalho, que mesmo assim acredita que "as pessoas têm capacidade para trabalhar mais de 40 horas semanais e serem devidamente renumeradas por isso".
O empresário defende outras medidas como a gestão dos horários e a alteração de regras laborais, adequando-as às indústrias de hoje em dia. Desde modo, Nuno Carvalho acredita que a flexibilidade laboral vai de encontro aos interesses dos próprios colaboradores, que viriam a ganhar mais com isso.
Em 2016, a Padaria Portuguesa faturou 26,3 milhões de euros e espera arrecadar 38 milhões este ano. O salário médio dos trabalhadores da empresa é de 695 euros, mais subsídio de almoço, que tem valor integral para os colaboradores, uma vez que a Padaria Portuguesa oferece as refeições.
Relacionados
-
Pinho, Centeno e a Padaria Portuguesa: as nossas voltas com os salários baixos
Nuno Carvalho, da Padaria Portuguesa, não é o primeiro a ser apanhado numa polémica sobre salários baixos. As suas posições são naturalmente defendidas por muitos empresários, gestores e economistas. As polémicas mais sérias foram com políticos e apanharam em cheio ministros socialistas, com Manuel Pinho no pódio, quando resolveu dizer na China uma coisa diferente do que dizia em Portugal...
-
Porque é que um vídeo do patrão da Padaria Portuguesa se tornou viral?
Um direto na Edição da Manhã da SIC Notícias transformou-se num dos vídeos mais vistos na internet e discutidos nas redes sociais. Nuno Carvalho, um dos donos da Padaria Portuguesa, foi um dos patrões ouvidos na emissão sobre o aumento do salário mínimo. Mas ao contrário dos testemunhos de patrões do têxtil ou da hotelaria, o de Nuno Carvalho motivou um comentário de Daniel Oliveira no facebook. Foi o rastilho
Na Homepage
-
Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa
Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.
24.04.2018 às 19h09
- 3:02
Junta de Santa Maria Maior no centro de Lisboa contra despejos de idosos
No centro de Lisboa multiplicam-se os casos de famílias que têm recebido ordem de despejo das casas onde vivem há décadas. A junta de freguesia de Santa Maria Maior, onde estão quase 50% dos alojamentos locais da capital, já tem três advogados a apoiar os moradores.
24.04.2018 às 14h50
- 0:57
"Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.
24.04.2018 às 12h22
-
Lisboa e Leiria sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido ao vento forte
Os distritos de Lisboa e Leiria vão estar sob aviso amarelo na faixa costeira entre quarta e quinta-feira devido à previsão de vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
24.04.2018 às 14h06
-
Aviões aterraram na Madeira mas três aterragens foram canceladas devido ao vento
24.04.2018 às 15h00
-
- 1:19
Ordem dos Médicos diz que Santa Maria não tem condições para dar formação em otorrinolaringologia
O Hospital de Santa Maria está impedido de formar novos médicos na especialidade de otorrinolaringologia até abril do próximo ano. A Ordem dos Médicos considera que o serviço não tem condições para continuar a dar formação aos internos. A SIC contactou o Hospital de Santa Maria que recusou prestar declarações sobre o caso.
24.04.2018 às 15h11
-
-
Mais de 75% das grávidas vacinadas contra a tosse convulsa em 2017
Os dados correspondem ao ano passado, onde 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa. Este é o primeiro balanço da alteração ao Plano Nacional da Vacinação, desde que foi implementado em janeiro de 2017. Os números da campanha de repescagem para a vacina do sarampo também já são conhecidos, estimando-se que 60 a 70 mil pessoas tenham sido vacinadas contra a doença só este ano.
24.04.2018 às 11h24
-
-
- 1:13
Governo quer que os anos do serviço militar obrigatório contem para a carreira contributiva
O Governo quer que o tempo de serviço militar obrigatório conte na carreira contributiva no regime geral. Desta forma, os contribuintes poderão ter direito a bonificações nas reformas antecipadas e nas pensões. O serviço militar obrigatório terminou em 2004.
24.04.2018 às 13h36
-
- 2:19
Serviços mínimos impedem que falte água em dia de greve com grande adesão
24.04.2018 às 14h22
-
-
-
Ikea avisa clientes por causa de lapso no fabrico de placa de fogão
Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo Ikea levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste ano a agendarem uma visita técnica de reparação.
24.04.2018 às 11h46
- 1:19
Irão, protecionismo e jardinagem. A visita de Estado de Marcon aos EUA
Emmanuel Macron está em Washington, numa visita de Estado que tem o Irão e o protecionismo norte-americano em pano de fundo. Ontem, Trump e o homólogo francês plantaram uma árvore e visitaram monumentos históricos. O dia acabou com um jantar de Estado, o primeiro oferecido a um líder estrangeiro nos 15 meses de Trump na Casa Branca.
24.04.2018 às 13h36
-
Antigo Presidente norte-americano George H. W. Bush hospitalizado
O ex-Presidente norte-americano George H. W. Bush, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, Barbara, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue", anunciou hoje o seu porta-voz.
24.04.2018 às 8h31