sicnot

Perfil

Economia

Passos questiona Governo sobre medidas extraordinárias mas Costa não responde

Passos questiona Governo sobre medidas extraordinárias mas Costa não responde

A oposição acusa o Governo de só ter conseguido baixar o défice graças a medidas extraordinárias. Sem elas, chegaria aos 3,4% pelas contas do PSD. Passos Coelho exigiu uma confirmação ao primeiro-ministro e a ausência de resposta incendiou o debate quinzenal.

  • A explicação das medidas extraordinárias para o défice
    3:34

    Economia

    Durante o debate quinzenal, António Costa nunca quis responder diretamente à pergunta de Pedro Passos Coelho em quanto ficaria o défice de 2016, se não tivessem sido tomadas medidas extraordinárias. Sendo assim, o Editor de Política da SIC Pedro Benevides explicou os factos reais para tentar perceber esta guerra de números.

  • "Terá a resposta quando o diabo cá chegar"
    3:23

    País

    O PSD acusa o Governo de só ter conseguido baixar o défice graças a medidas extraordinárias. A questão animou o debate parlamentar, com o primeiro-ministro a recusar uma resposta direta e a acusar a oposição de viver numa realidade alternativa.

  • Défice de 2016 dentro das metas
    2:21

    Economia

    O Governo reafirma que o défice do ano passado terá ficado, no máximo, nos 2,3% do PIB. Falta ainda a confirmação do INE, mas Portugal terá cumprido as metas europeias. O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu que não foi o Programa Especial de Endividamento ao Estado que ajudou a cumprir o défice.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.