sicnot

Perfil

Economia

Draghi garante não apertar política monetária e continuar a estimular economias

© Ralph Orlowski / Reuters

O Banco Central Europeu diz que não vai apertar a política monetária. Para o BCE, os recentes aumentos das taxas de juros ainda são temporários e justificam-se com a subida dos preços do petróleo.

De modo que as decisões tomadas pelo regulador são sempre vistas a médio prazo, nunca a curto. Mario Draghi esteve esta segunda-feira no Parlamento Europeu, onde garantiu que não vai deixar de apoiar as economias europeias.

Para o presidente do Banco Central, a Europa continua com fraco crescimento económico e os riscos exigem que os estímulos do BCE continuem a ser aplicados. Draghi diz mesmo que a chamada "bazuca" do BCE está longe de terminar.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.