sicnot

Perfil

Economia

Primeiro-ministro em Vila Real com agenda dedicada às empresas e à inovação

JULIEN WARNAND

O primeiro-ministro participa esta sexta-feira no lançamento da primeira pedra de um hotel no distrito de Vila Real, onde também irá visitar uma fábrica de antenas de automóveis que prevê criar cerca de 150 empregos nos próximos dois anos.

António Costa inicia a visita ao distrito de Vila Real na fábrica de componentes para automóveis que pertence ao grupo alemão Kathrein e está instalada na zona industrial do concelho.

A Kathrein arranca em março com a segunda fase da expansão. São mais dois mil metros quadrados de área produtiva e administrativa onde vai também ser feita uma aposta no desenvolvimento de componentes.

A empresa tem neste momento 430 trabalhadores e prevê criar mais cerca de 150 empregos nos próximos dois anos.

Entre os clientes da Kathrein estão marcas como a BMW, a Mercedes, a Audi, a Volvo ou a Ford. O volume de negócios da fábrica foi de 50 milhões de euros em 2016 e perspetiva-se um aumento até aos 100 milhões de euros em 2019.

O primeiro-ministro segue depois para a Plataforma da Vinha e do Vinho, dinamizada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com o apoio do município de Vila Real e que está localizada no Parque de Ciência e Tecnologia - Regia Douro Park.

Esta plataforma vai dispor de 5,3 milhões de euros e 90 investigadores, liderados pelo cientista inglês Tim Hogg, para estudar a viticultura, os solos ou alterações climáticas.

À tarde, António Costa participa no lançamento da primeira pedra do Hotel "Magnificat Wine SPA 5", na Cumieira, já no concelho de Santa Marta de Penaguião.

O empreendimento é da responsabilidade do Grupo Magnificat Wine Hotelaria & Serviços e vai criar cerca de 50 postos de trabalho, representando um investimento de cerca de 5,1 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários.

O primeiro-ministro desce em seguida à vila de Santa Marta de Penaguião para visitar a Escola EB 2,3 de Santa Marta de Penaguião, que reabriu no ano letivo de 2015/16 depois de um investimento de três milhões de euros que foi concretizado em "tempo recorde" e com "derrapagem zero".

O novo estabelecimento escolar ocupou o espaço do antigo, que foi demolido e cujos detritos foram reaproveitados para a construção. Este ano estudam ali 213 alunos dos 2.º e 3.º ciclos. À noite, já na qualidade de secretário-geral do PS, António Costa participa num jantar em Murça com autarcas e militantes dos distritos de Vila Real e Bragança.

Lusa

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.