sicnot

Perfil

Economia

Primeiro-ministro em Vila Real com agenda dedicada às empresas e à inovação

JULIEN WARNAND

O primeiro-ministro participa esta sexta-feira no lançamento da primeira pedra de um hotel no distrito de Vila Real, onde também irá visitar uma fábrica de antenas de automóveis que prevê criar cerca de 150 empregos nos próximos dois anos.

António Costa inicia a visita ao distrito de Vila Real na fábrica de componentes para automóveis que pertence ao grupo alemão Kathrein e está instalada na zona industrial do concelho.

A Kathrein arranca em março com a segunda fase da expansão. São mais dois mil metros quadrados de área produtiva e administrativa onde vai também ser feita uma aposta no desenvolvimento de componentes.

A empresa tem neste momento 430 trabalhadores e prevê criar mais cerca de 150 empregos nos próximos dois anos.

Entre os clientes da Kathrein estão marcas como a BMW, a Mercedes, a Audi, a Volvo ou a Ford. O volume de negócios da fábrica foi de 50 milhões de euros em 2016 e perspetiva-se um aumento até aos 100 milhões de euros em 2019.

O primeiro-ministro segue depois para a Plataforma da Vinha e do Vinho, dinamizada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com o apoio do município de Vila Real e que está localizada no Parque de Ciência e Tecnologia - Regia Douro Park.

Esta plataforma vai dispor de 5,3 milhões de euros e 90 investigadores, liderados pelo cientista inglês Tim Hogg, para estudar a viticultura, os solos ou alterações climáticas.

À tarde, António Costa participa no lançamento da primeira pedra do Hotel "Magnificat Wine SPA 5", na Cumieira, já no concelho de Santa Marta de Penaguião.

O empreendimento é da responsabilidade do Grupo Magnificat Wine Hotelaria & Serviços e vai criar cerca de 50 postos de trabalho, representando um investimento de cerca de 5,1 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários.

O primeiro-ministro desce em seguida à vila de Santa Marta de Penaguião para visitar a Escola EB 2,3 de Santa Marta de Penaguião, que reabriu no ano letivo de 2015/16 depois de um investimento de três milhões de euros que foi concretizado em "tempo recorde" e com "derrapagem zero".

O novo estabelecimento escolar ocupou o espaço do antigo, que foi demolido e cujos detritos foram reaproveitados para a construção. Este ano estudam ali 213 alunos dos 2.º e 3.º ciclos. À noite, já na qualidade de secretário-geral do PS, António Costa participa num jantar em Murça com autarcas e militantes dos distritos de Vila Real e Bragança.

Lusa

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC