sicnot

Perfil

Economia

Taxa turística de Lisboa rende 13,5 M€ no primeiro ano

© Rafael Marchante / Reuters

A taxa turística de Lisboa rendeu, no primeiro ano de aplicação, 13,5 milhões de euros.

Parte da receita, cerca de 3,5 milhões de euros, está a ser usada na promoção da cidade, o restante será aplicado em projetos de cultura e património.

No Porto, o presidente da câmara Rui Moreira quer implementar a taxa turística, se for eleito para um segundo mandato na autarquia. Dinheiro que pretende depois usar para diminuir o peso da pegada turística na cidade.

A Taxa Municipal Turística começou a ser aplicada em janeiro do ano passado. É um imposto sobre as dormidas de turistas nacionais e estrangeiros nas unidades hoteleiras e de alojamento local de Lisboa.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51