sicnot

Perfil

Economia

Taxa turística de Lisboa rende 13,5 M€ no primeiro ano

© Rafael Marchante / Reuters

A taxa turística de Lisboa rendeu, no primeiro ano de aplicação, 13,5 milhões de euros.

Parte da receita, cerca de 3,5 milhões de euros, está a ser usada na promoção da cidade, o restante será aplicado em projetos de cultura e património.

No Porto, o presidente da câmara Rui Moreira quer implementar a taxa turística, se for eleito para um segundo mandato na autarquia. Dinheiro que pretende depois usar para diminuir o peso da pegada turística na cidade.

A Taxa Municipal Turística começou a ser aplicada em janeiro do ano passado. É um imposto sobre as dormidas de turistas nacionais e estrangeiros nas unidades hoteleiras e de alojamento local de Lisboa.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.