Governo apresenta em Londres fundo "sofisticado" para atrair investidores experientes

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O
14.02.2017 08h41
O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, disse que o fundo de investimento público português em empresas tecnológicas e científicas 200M, que vai apresentar em Londres esta terça-feira, "é um dos mais sofisticados da Europa".
Além de procurar garantir que os empreendedores portugueses não tenham de abandonar o país em busca de financiamento, o fundo tem como objetivo "atrair os melhores investidores que há nestas áreas".
Estes, salientou João Vasconcelos à agência Lusa, "não são os que trazem mais dinheiro, mas os que acompanham o crescimento da empresa".
"São os que trazem, para além de dinheiro, gestão, 'know-how', desenvolvimento de produto, marketing. Precisamos desses investidores que saibam investir em biotecnologia, em digital, em renováveis", vincou.
O programa, designado como "200M - Co-invest with the best", conta com 200 milhões de financiamento público português e incentiva os privados, nacionais ou estrangeiros, a investir na mesma proporção, potenciando um total de investimento de 400 milhões de euros.
A condição base desde esquema de co-investimento é que as empresas que recebem o investimento tenham a sede fiscal em Portugal.
O fundo, que João Vasconcelos considerou "um instrumento dos mais sofisticados da Europa para capitais de risco", foi anunciado no ano passado, no âmbito da Web Summit, a maior conferência de tecnologia e empreendedorismo do mundo, que se realizou em Lisboa.
A apresentação será feita ao final da tarde nas instalações da Second Home, uma das mais conhecidas incubadoras de "startups" mundiais, que possui o seu segundo espaço em Lisboa, no Mercado da Ribeira. Antes, o secretário de Estado visitará as instalações das tecnológicas Farfetch e Seedrs, fundadas pelos portugueses José Neves e Carlos Silva, respetivamente.
O sucesso destas empresas, bem como a visibilidade dada pela Web Summit, estão a "facilitar" a visita de Vasconcelos, que esta terça-feira continua uma série de encontros privados com investidores, iniciados na segunda-feira para promover as condições de investimento e trabalho em Portugal na área da tecnologia.
"É um bom momento para Portugal", admitiu o secretário de Estado, referindo a atractividade de Lisboa e do Porto para os jovens empreendedores, onde se conseguem integrar facilmente sem mudar de fuso horário.
Esta imagem positiva do país poderá atrair empresas preocupadas com o impacto do Brexit.
"Há aqui uma oportunidade. Muitos deles são investidores e empresas de vieram de fora do Reino Unido e que estão atentos a oportunidades para investimento na Europa, porque não querem ter todo o seu portfolio num país que vai sair da Europa".
Lusa
Relacionados
-
Costa quer energias renováveis como "start-up" da parceria luso-indiana
O primeiro-ministro vincou hoje, perante cerca de dois mil empresários indianos, que Portugal está na linha da frente mundial da produção e consumo de energias renováveis, defendendo que esta área pode ser a "start-up" da parceria luso-indiana.
-
Costa anuncia "vistos startup" para jovens empreendedores indianos
O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo português vai adotar um programa de facilitação de vistos destinado a jovens indianos, abrangendo universitários empreendedores em 'startups' ou em setores ligados às tecnologias de informação.
- 2:29
200 empresas portuguesas com vontade de conquistar mundo
Para as start-up portuguesas, a Web Summit é uma oportunidade para se internacionalizarem, captarem investimento e fazerem parcerias. E não faltam ideias de negócio em português que mostram o que têm para oferecer na maior feira de empreendedorismo do mundo.
Na Homepage
-
"It's a boy!" Já nasceu o filho de Kate e William
Já nasceu o mais novo membro da família real britânica. É um menino, pesa 3,800 kg e o nome será revelado "em devido tempo".
23.04.2018 às 13h05
-
Capitalização da CGD eleva défice português para 2.º maior da UE em 2017
23.04.2018 às 11h07
-
- 2:20
Greve na EMEF ameaça suprimir viagens e encerrar linhas no Metro do Porto
23.04.2018 às 14h12
-
Presidente angolano exonera embaixador em Lisboa
O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou hoje José Marcos Barrica do cargo de embaixador da República de Angola em Portugal, não tendo avançado oficialmente qualquer nome para o suceder.
23.04.2018 às 14h10
-
Presidente francês inicia hoje visita de Estado aos EUA
Emmanuel Macron, Presidente francês, inicia hoje uma visita de três dias a Washington, onde deverá apelar ao Presidente norte-americano para que mantenha o acordo nuclear iraniano e o envolvimento dos EUA na Síria.
23.04.2018 às 9h45
-
Retomadas buscas por pescador desaparecido no rio Minho
As operações de busca pelo pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo, foram retomadas às 07:30 de hoje, disse à Lusa uma fonte da Polícia Marítima de Caminha.
23.04.2018 às 8h54
- 2:30
"O Sporting consegue aliar aos bons resultados, boas exibições"
23.04.2018 às 8h30
-
Pelo menos 20 mortos e 30 feridos em bombardeamento aéreo saudita no Iémen
23.04.2018 às 10h50
- 1:40
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15