sicnot

Perfil

Economia

Grupo francês PSA interessado numa possível aquisição da Opel

O grupo francês PSA confirmou hoje que está a explorar "inúmeras iniciativas estratégicas", incluindo uma possível aquisição da Opel, não existindo neste momento garantia de que o acordo será alcançado.

Em comunicado, o grupo francês, dono da Peugeot e da Citroen, diz que desde 2012 tem implementado uma aliança com a General Motors, abrangendo, até à data, três projetos na Europa e gerando "sinergias substanciais" para ambos os grupos.

Neste contexto, refere, a General Motors -- dona da Opel e da Vauxhall - e o grupo PSA examinam regularmente possibilidades adicionais de expansão e de cooperação.

O grupo PSA confirma assim que, em conjunto com a General Motors, "está a explorar inúmeras iniciativas estratégicas que visam melhorar a sua rentabilidade e eficiência operacional, incluindo uma possível aquisição da Opel".

Neste momento, de acordo com o grupo automóvel, "não existe qualquer garantia de que um acordo será alcançado".

Várias agências de notícias internacionais avançaram hoje que o grupo PSA, dono da Peugeot e da Citroen, admite comprar a Opel e a Vauxhall, subsidiárias europeias do gigante automobilístico norte-americano General Motors (GM).

O grupo PSA, que agrupa as marcas Peugeot, Citroen e DS, "está a explorar a possibilidade de adquirir a Opel e a Vauxhall", afirmou um porta-voz do grupo francês, citado por vários agências de notícias internacionais.

O grupo francês liderado pelo português Carlos Tavares, e o GM já têm um acordo de cooperação que até agora resultou em três projetos europeus conjuntos que permitiram "sinergias bastante grandes", disse o porta-voz.

A Opel vende os seus veículos sob a marca Vauxhall no Reino Unido.

O anúncio do grupo PSA surge uma semana depois da GM ter divulgado perdas de 257 milhões de dólares nas operações na Europa em 2016, sexto ano consecutivo de perdas no continente europeu.


Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.