sicnot

Perfil

Economia

Presidente da Toshiba demite-se com previsão de avultados prejuízos

O presidente do gigante tecnológico japonês Toshiba, Shigenori Shiga, apresentou hoje a demissão devido ao elevado prejuízo que a empresa prevê apresentar, com uma desvalorização no seu negócio de energia nuclear nos Estados Unidos.

A decisão de Shiga já era esperada hoje, dia em que a empresa tinha previsto apresentar os resultados correspondentes aos primeiros nove meses do exercício fiscal de 2016, o que acabou por ser adiado por problemas na auditoria das contas.

Shiga assumiu "a responsabilidade pela gestão" e deterioração dos ativos da empresa Westinghouse Electric, uma unidade de energia nuclear com base nos Estados Unidos, informou a Toshiba em comunicado.

O presidente da tecnológica vai abandonar o cargo na quarta-feira, mas continuará como diretor-executivo até à assembleia geral de acionistas prevista para o próximo mês de junho e até essa altura vai concentrar-se em "resolver os problemas relacionados com a Westinghouse Electric", indicou a empresa.

A Toshiba pediu às autoridades financeiras para atrasar até 14 de março a apresentação dos resultados da empresa relativos aos primeiros nove meses do exercício de 2016.

Nesse período, entre abril e dezembro de 2016, a empresa prevê um prejuízo de 4.144 milhões de euros, incluindo perdas de 5.902 milhões de euros devido à desvalorização do seu ramo nuclear, anunciou hoje a empresa.

Com base nesta estimativa de resultados ainda não auditados, a Toshiba prevê registar perdas de 3.232 milhões de euros em todo o exercício de 2016, mais do dobro do que calculara anteriormente (1.202 milhões de euros).

Lusa


  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC