sicnot

Perfil

Economia

Assunção Cristas critica crescimento modesto da economia

A presidente do CDS-PP considerou hoje muito modesto o anunciado crescimento da economia em 1,4%, resultado que diz frustrar os objetivos do Governo e divergir da média europeia.

"Mais uma vez o Governo frustra os objetivos a que se propõe e quando comparado com aquilo que é a dinâmica de crescimento da Europa", afirmou Assunção Cristas, considerando "muito modestos" os resultados obtidos em matéria de crescimento económico.

Os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), na terça-feira, revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,4% em 2016, valor que superou as projeções do Governo (que apontava para os 1,2%) e da Comissão Europeia (que estimava um aumento de 1,3%).

"O que nós vimos mais uma vez é que continuam a divergir da média europeia", disse Assunção Cristas aos jornalistas, lembrando que "a Europa cresce a 1,7%" e alguns Estados -- membros, como Espanha, [cresce] 3,2%, pelo que o CDS não vê "razão para Portugal crescer 1,4%".

Tanto mais que o número, "se comparado com a promessa do primeiro-ministro [António Costa] , quando candidato (...), que apontava para 2,4%", se traduz em "resultados muito modestos" que para Assunção Cristas justificam a necessidade de "sinalizar qual é o caminho" para o crescimento: "trabalhar fortemente para exportar mais"

De outra forma, o país irá "sempre continuar a crescer de forma muito modesta quando comparado com os objetivos", sublinhou.

Assunção Cristas falava nas Caldas da Rainha, à margem de uma visita à empresa Molde, empresa cerâmica voltada para a exportação e que a líder do CDS-PP considera ser "um exemplo" do caminho que deve ser seguido em visando o crescimento da economia.

Lusa


  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.