sicnot

Perfil

Economia

EasyJet com prejuízos de quase 250M€ apesar de recorde de passageiros

Phil Noble

A companhia aérea britânica de baixo custo EasyJet anunciou hoje um prejuízo de 212 milhões de libras (247 milhões de euros) no semestre terminado em 31 de março, apesar do número recorde de passageiros.

Este valor compara com o resultado negativo de 21 milhões de libras (24,5 milhões de euros) registado um ano antes e é justificado pela companhia com a desvalorização da libra desde o anuncio da saída do Reino Unido da União Europeia.

"O prejuízo do semestre está em linha com as expectativas de mercado e reflete o movimento da Páscoa para o segundo semestre, assim como efeitos cambiais que, em conjunto, tiveram um impacto de 127 milhões de libras [Notes:148 milhões de euros] no resultado final", disse a presidente executiva da easyJet, Carolyn McCall, citada em comunicado.

Isto apesar de a companhia ter conseguido um número recorde de passageiros nos primeiros seis meses do ano fiscal de 2017, de 33,8 milhões, mais 9% em comparação com o período homólogo, conseguindo atingir uma taxa de ocupação igualmente recorde de 90,2% (que compara com os 89,7% obtidos no ano passado).

A empresa refere, contudo, que pretende continuar a operação na União Europeia. "A easyJet continua no bom caminho para confirmar a aquisição de um Certificado de Operação Aéreo Europeu (AOC) até ao verão e, dessa forma, assegurar as operações futuras dentro da União Europeia", lê-se no comunicado da companhia aérea.A receita total no período considerado aumentou 3,2% para 1,827 milhões de libras (cerca de 2,131 milhões de euros).

A easyJet espera uma melhoria dos resultados no próximo semestre, uma vez que as reservas futuras são superiores às do ano passado em 77% para o trimestre e 55% para o semestre.

"As nossas reservas para o verão estão acima das do ano passado, demonstrando que a procura por voar continua forte e prova que os consumidores estão a dar prioridade a despesas em voos e férias em detrimento de outros itens não essenciais", refere a presidente executiva da companhia aérea.

"A easyJet está a concretizar a sua estratégia de investimento centrada em construir e assegurar posições fortes nos principais aeroportos da Europa, o que está a aumentar a sua vantagem competitiva com retornos sustentáveis.

Assim, as nossas expectativas para todo o ano estão em linha com o atual consenso existente no mercado", acrescentou.

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31