sicnot

Perfil

Economia

Bolsa de Londres abre a subir 0,60% um dia após as eleições

Átrio central do edifício da bolsa de Londres

© Suzanne Plunkett / Reuters

A Bolsa de Londres abriu, hoje, em alta de 0,60%, um dia após as eleições legislativas antecipadas, que ditaram a perda da maioria absoluta do Partido Conservador, liderado pela primeira-ministra, Theresa May.

Às 07:43, a libra perdia 2% frente ao dólar, depois das eleições de quinta-feira no Reino Unido.

O Partido Conservador, liderado pela primeira-ministra, perdeu a maioria absoluta nas eleições legislativas antecipadas, segundo resultados oficiais, divulgados hoje.

Quando estavam contados os votos de 632 dos 650 círculos eleitorais, o Partido Conservador tinha conseguido eleger 308 deputados, número que matematicamente o impede de alcançar os 326 necessários para conquistar a maioria absoluta no parlamento.

O Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, somava 257 deputados, enquanto que o Partido Nacionalista Escocês (SNP) contava com 34 assentos e os liberais-democratas com 12.

Com estes resultados, o Reino Unido tem o que se conhece por "hung parliament", literalmente parlamento suspenso, em que nenhum partido consegue lugares suficientes para formar uma maioria absoluta e não poderá governar sozinho, precisando do apoio de outras formações políticas.

O Partido Conservador partiu para as eleições com 330 deputados, contra os 229 dos Trabalhistas.

Lusa

  • Nunca mais
    9:16