sicnot

Perfil

Economia

Conselho de Finanças Públicas acusa Segurança Social de falhar dever de informação

O Conselho de Finanças Públicas acusou hoje o Instituto de Informática da Segurança Social de não cumprir, repetidamente, o dever de prestação de informação a que está obrigado, dificultando a análise das contas públicas pelo organismo.

"O Instituto de Informática, integrado no Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, tem reiteradamente incumprido o estabelecido naquela lei relativamente a informação de que o CFP necessita para o desenvolvimento da sua atividade", acusa o organismo liderado por Teodora Cardoso.

Apesar de o CFP ter "repetidamente solicitado por diversos meios e diferentes momentos", o Instituto de Informática da Segurança Social "não cumpre a solicitação de envio mensal de informação relativa a contribuintes e pensionistas".

O CFP é um órgão independente de acompanhamento das contas públicas, tendo entre as atividades previstas a análise da "dinâmica de evolução dos compromissos existentes, com particular incidência nos sistemas de pensões [Notes:...] , incluindo a avaliação das suas implicações na sustentabilidade das finanças públicas".

Para isso, os estatutos do CFP definem que a entidade "tem acesso a toda a informação de natureza económica e financeira necessária ao cumprimento da sua missão, estando todas as entidades públicas obrigadas ao fornecimento atempado de tal informação, e aos esclarecimentos adicionais que lhes forem solicitados".

Ora, o CFP não conseguiu ter acesso a dados como o número de pessoas singulares, respetivo valor de remunerações declaradas, remuneração média mensal e de contribuições pagas, por tipo de qualificação, bem como o total de pensionistas e novos pensionistas por mês, por regime e novos pensionistas por mês de pensão antecipada por desemprego e de pensão antecipada voluntária.

O CFP já tinha alertado várias vezes, nos seus relatórios, para a falta de informação prestada pelo Instituto de Informática da Segurança Social, mas esta é a primeira vez que publica a "declaração de incumprimento" 'online', conforme previsto pelos seus estatutos.

Com Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15