sicnot

Perfil

Economia

Banco de Inglaterra sobe taxa de juro pela primeira vez numa década

O Banco de Inglaterra subiu hoje a sua principal taxa de juro pela primeira vez numa década, no sentido de reduzir a inflação, que foi impulsionada após o referendo que deu a vitória ao Brexit.

Em comunicado, o banco central adiantou que a sua taxa principal sobe para 0,50%, depois do recorde mínimo de 0,25%.

O Banco de Inglaterra prevê uma subida da inflação para 3% no final do ano, sendo que o objetivo oficial do banco central é de 2%.

Com o resultado do referendo de 2016, que deu vitória à saída britânica da União Europeia (UE), denominada de Brexit, é esperado que tal aconteça em março de 2019.

O banco central baixou em agosto a sua previsão de crescimento, passando-a de 1,9% para 1,7%, e avisou que a economia continuará penalizada pelos efeitos do Brexit.

Lusa

  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29