Economia

Deco entrega petição com 20 mil assinaturas no Parlamento contra comissões bancárias

Mais de 20 mil consumidores assinaram a petição da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Deco, entregue esta quinta-feira na Assembleia da República, a exigir o fim das comissões bancárias sem serviço prestado.

O tema "terá agora de voltar a ser discutido no parlamento", sublinha a Deco.

"Queremos que os deputados definam, de uma vez por todas, que atos podem ser considerados serviços bancários e proíbam as demais comissões", defende a associação.

Em causa estão as comissões da manutenção de conta à ordem e de processamento da prestação do crédito à habitação, que a Deco entende "não corresponder a qualquer serviço prestado pelo banco aos seus clientes".

De acordo com a lei, diz a Deco, só é permitida a cobrança de comissões bancárias por "serviços efetivamente prestados", mas em nenhum momento é clarificado o conceito de "serviço".

"Logo, cada banco está a fazer a sua livre interpretação da norma e aplica comissões onde quer", sublinha a associação.

As comissões cobradas pelos bancos têm sido tema de debate desde há alguns anos, quando os bancos as aumentaram e passaram a cobrar por operações bancárias de rotina para compensar quedas de receitas noutras rubricas da conta de resultados.

Lusa

  • Pacotes de açúcar vão ter 4 gramas
    1:50

    País

    A partir de janeiro de 2020, os pacotes individuais de açucar não devem pesar mais do que 4 gramas. O Estado assinou um acordo com as empresas de distribuição alimentar para garantir a redução do consum de açucar e, assim, melhorar a qualidade de vida dos portugueses. Já em 2016 tinha havido uma primeira redução do peso, que passou dos 8 para os 6 gramas.

  • Terá mesmo valido a pena tomar óleo de fígado de bacalhau na infância?

    Mundo

    Os suplementos de ómega 3 não trazem grandes benefícios na prevenção de enfartes, acidente vascular cerebral (AVC) ou morte prematura, concluiu um estudo a pedido da Organização Mundial de Saúde (OMS). A geração que foi obrigada pelos pais a tomar óleo de fígado de bacalhau não está assim muito mais protegida destas doenças que as outras.