sicnot

Perfil

Manoel de Oliveira

Lincoln Center de Nova Iorque homenageia Manoel de Oliveira

O Lincoln Center de Nova Iorque exibe, entre quinta-feira e sábado, os quatro filmes de Manoel de Oliveira, produzidos pelo realizador na década de 1970, início dos anos 80, que compõem a Tetralogia dos Amores Frustrados.

Manoel de Oliveira. (Arquivo)

Manoel de Oliveira. (Arquivo)

© Handout . / Reuters

"Decidimos mostrar a 'Tetralogia dos Amores Frustrados' como uma homenagem a Manoel de Oliveira, um dos grandes cineastas do século XX. Estes primeiros filmes são raramente mostrados, por isso quisemos fazer algo especial e trazer cópias em 35 milímetros de Portugal", explicou o diretor de programação da Film Society do Lincoln Center, Florence Almozini, à agência Lusa.

A tetralogia inclui os filmes "O Passado e o Presente" (1972), "Benilde ou a Virgem Mãe" (1975), "Amor de Perdição" (1979) e "Francisca" (1981), todos baseados em obras da literatura portuguesa.

"A produção de Oliveira aumentou exponencialmente nas últimas décadas da sua vida, mas foram os quatro filmes que fez em Portugal, entre 1972 e 1981, quando já estava na casa dos 60 anos, que estabeleceu a sua reputação internacional", escreve a organização na apresentação da mostra.

Nos filmes, que adaptam obras de Camilo Castelo Branco, Agustina Bessa-Luís, Vicente Sanches e José Régio, o realizador aborda as dificuldades de comunicação nas relações entre homens e mulheres, assim como a intangibilidade do amor absoluto.

Sobre os filmes, o Lincoln Center diz que "estas adaptações literárias estenderam-se no tempo, mas mantiveram sempre o foco."

"Movendo-se austeramente, mas pulsando com energia sensual, bebendo de convenções teatrais do século XIX, mas confiando, da mesma forma, em gestos meta autorreflexivos, estes filmes assinalaram a chegada de uma voz cinemática sem paralelo", defendem os organizadores, Dennis Lim e Florence Almozini.

"A sua morte em 2015, aos 106 anos, privou o cinema de uma das suas lendas vivas e de um dos seus mais produtivos e surpreendentes artistas", conclui o Lincoln Center na apresentação da mostra.

Lusa

  • "O Governo elegeu o PSD e o CDS-PP como uma espécie de forças do mal"
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que seja quem for o próximo líder do PSD, dificilmente o "radicalismo" do Governo vai permitir que exista diálogo. Depois de António Costa ter dito que a relação com o PSD vai melhorar com a futura liderança, foi a vez de Passos afirmar que foi o Governo que encarou sempre a oposição como uma "força do mal".

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.

  • Panorama BBC revela e analisa documentos dos Paradise Papers
    2:22

    Mundo

    Depois dos Panama Papers chegaram os Paradise Papers, documentos revelados e analisados por dezenas de órgãos de imprensa mundial. Esta noite, na SIC Notícias, o Panorama BBC revela e analisa documentos relacionados com este processo.

    Hoje na SIC Notícias