sicnot

Perfil

Manoel de Oliveira

Lincoln Center de Nova Iorque homenageia Manoel de Oliveira

O Lincoln Center de Nova Iorque exibe, entre quinta-feira e sábado, os quatro filmes de Manoel de Oliveira, produzidos pelo realizador na década de 1970, início dos anos 80, que compõem a Tetralogia dos Amores Frustrados.

Manoel de Oliveira. (Arquivo)

Manoel de Oliveira. (Arquivo)

© Handout . / Reuters

"Decidimos mostrar a 'Tetralogia dos Amores Frustrados' como uma homenagem a Manoel de Oliveira, um dos grandes cineastas do século XX. Estes primeiros filmes são raramente mostrados, por isso quisemos fazer algo especial e trazer cópias em 35 milímetros de Portugal", explicou o diretor de programação da Film Society do Lincoln Center, Florence Almozini, à agência Lusa.

A tetralogia inclui os filmes "O Passado e o Presente" (1972), "Benilde ou a Virgem Mãe" (1975), "Amor de Perdição" (1979) e "Francisca" (1981), todos baseados em obras da literatura portuguesa.

"A produção de Oliveira aumentou exponencialmente nas últimas décadas da sua vida, mas foram os quatro filmes que fez em Portugal, entre 1972 e 1981, quando já estava na casa dos 60 anos, que estabeleceu a sua reputação internacional", escreve a organização na apresentação da mostra.

Nos filmes, que adaptam obras de Camilo Castelo Branco, Agustina Bessa-Luís, Vicente Sanches e José Régio, o realizador aborda as dificuldades de comunicação nas relações entre homens e mulheres, assim como a intangibilidade do amor absoluto.

Sobre os filmes, o Lincoln Center diz que "estas adaptações literárias estenderam-se no tempo, mas mantiveram sempre o foco."

"Movendo-se austeramente, mas pulsando com energia sensual, bebendo de convenções teatrais do século XIX, mas confiando, da mesma forma, em gestos meta autorreflexivos, estes filmes assinalaram a chegada de uma voz cinemática sem paralelo", defendem os organizadores, Dennis Lim e Florence Almozini.

"A sua morte em 2015, aos 106 anos, privou o cinema de uma das suas lendas vivas e de um dos seus mais produtivos e surpreendentes artistas", conclui o Lincoln Center na apresentação da mostra.

Lusa

  • Equipa da SIC impedida de entrar na Venezuela

    País

    A SIC tinha uma equipa a caminho da Venezuela para cobrir as eleições da Assembleia Constituinte que decorrem no domingo. No entanto o jornalista Luís Garriapa e o repórter de imagem Odacir Junior foram impedidos de entrar no país. A equipa de reportagem foi barrada à chegada ao aeroporto de Caracas.

  • "Fomos considerados inadmissíveis no território da Venezuela"
    4:43

    País

    O jornalista Luís Garriapa entrou em direto no Jornal da Noite, para explicar o que aconteceu esta quinta-feira, no aeroporto de Caracas. A equipa de reportagem de SIC foi impedida de entrar na Venezuela, onde ia cobrir as eleições da Assembleia Constituinte, marcadas para domingo.

  • Oposição alarga protesto e anuncia "tomada da Venezuela"

    Mundo

    A oposição venezuelana recusou esta quinta-feira a proibição de manifestações decretada pelo Governo e avisou que, em resposta, ampliará o protesto previsto para sexta-feira, passando de uma "tomada de Caracas" para uma "tomada da Venezuela".

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC