Lincoln Center de Nova Iorque homenageia Manoel de Oliveira
24.02.2016 20h15
O Lincoln Center de Nova Iorque exibe, entre quinta-feira e sábado, os quatro filmes de Manoel de Oliveira, produzidos pelo realizador na década de 1970, início dos anos 80, que compõem a Tetralogia dos Amores Frustrados.

Manoel de Oliveira. (Arquivo)
© Handout . / Reuters
"Decidimos mostrar a 'Tetralogia dos Amores Frustrados' como uma homenagem a Manoel de Oliveira, um dos grandes cineastas do século XX. Estes primeiros filmes são raramente mostrados, por isso quisemos fazer algo especial e trazer cópias em 35 milímetros de Portugal", explicou o diretor de programação da Film Society do Lincoln Center, Florence Almozini, à agência Lusa.
A tetralogia inclui os filmes "O Passado e o Presente" (1972), "Benilde ou a Virgem Mãe" (1975), "Amor de Perdição" (1979) e "Francisca" (1981), todos baseados em obras da literatura portuguesa.
"A produção de Oliveira aumentou exponencialmente nas últimas décadas da sua vida, mas foram os quatro filmes que fez em Portugal, entre 1972 e 1981, quando já estava na casa dos 60 anos, que estabeleceu a sua reputação internacional", escreve a organização na apresentação da mostra.
Nos filmes, que adaptam obras de Camilo Castelo Branco, Agustina Bessa-Luís, Vicente Sanches e José Régio, o realizador aborda as dificuldades de comunicação nas relações entre homens e mulheres, assim como a intangibilidade do amor absoluto.
Sobre os filmes, o Lincoln Center diz que "estas adaptações literárias estenderam-se no tempo, mas mantiveram sempre o foco."
"Movendo-se austeramente, mas pulsando com energia sensual, bebendo de convenções teatrais do século XIX, mas confiando, da mesma forma, em gestos meta autorreflexivos, estes filmes assinalaram a chegada de uma voz cinemática sem paralelo", defendem os organizadores, Dennis Lim e Florence Almozini.
"A sua morte em 2015, aos 106 anos, privou o cinema de uma das suas lendas vivas e de um dos seus mais produtivos e surpreendentes artistas", conclui o Lincoln Center na apresentação da mostra.
Lusa
Relacionados
-
Casa Manoel de Oliveira comprada por empresa gerida por representante de Isabel dos Santos
A Supreme Treasure, que comprou a casa do cineasta Manoel de Oliveira por 1,58 milhões de euros, é gerida por Mário Leite da Silva, representante da empresária angolana Isabel dos Santos, segundo informação hoje consultada pela Lusa.
-
Manoel de Oliveira é homenageado hoje no festival de cinema da Figueira da Foz
O realizador Manoel de Oliveira, que morreu em abril com 106 anos, é homenageado hoje na Figueira da Foz, com a atribuição, a título póstumo, do Prémio Carreira do Figueira Film Art e entrega da medalha da cidade.
-
Festival de cinema português em Berlim vai homenagear Manoel de Oliveira
"Um Amor Português" é o tema da segunda edição da mostra Cinemagosto, que decorre entre hoje e domingo, em Berlim, com a apresentação de dez filmes portugueses, legendados em inglês, e uma homenagem a Manoel de Oliveira.
Na Homepage
- 1:40
"Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
26.04.2018 às 13h37
-
- 1:28
Governo oferece férias aos portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos
26.04.2018 às 13h24
- 5:08
-
BCE deixa taxas de juro inalteradas e mantém programa de compra de ativos
26.04.2018 às 13h26
-
-
Chuva e termómetros a cair entre 5 e 8ºC a partir de hoje
A chuva vai regressar ao território do continente português a partir de hoje, prevendo-se também uma descida entre cinco e sete/oito graus Celsius da temperatura máxima, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.
26.04.2018 às 7h14
- 1:27