sicnot

Perfil

Acidente aéreo na Colômbia

Acidente aéreo na Colômbia

Acidente aéreo na Colômbia

Dois jogadores sobreviventes da Chapecoense ainda em estado crítico

© Paulo Whitaker / Reuters

Dois jogadores da Chapecoense que sobreviveram ao acidente do avião em que seguia aquela equipa brasileira de futebol permanecem em estado crítico, mas estável, indicou esta quarta-feira um relatório médico.

Alal Ruschel e Hélio Neto, dois dos seis sobreviventes do acidente ocorrido na madrugada de terça-feira, que vitimou 71 pessoas, foram submetidos a cirurgias na Clínica Somer, em Rionegro, estando ambos internados na unidade de cuidados intensivos.

Fonte hospitalar indicou também que Jackson Follmann, outro dos jogadores da Chapecoense que sobreviveu ao acidente, permanece internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital San Vicente Fundación "sob estreita vigilância", depois de lhe ter sido amputada a perna direita.

Já os membros da tripulação Ximena Suárez e Erwin Tumirik, bem como o jornalista Rafael Henzel, estão "em boas condições gerais e muito estáveis".

Entretanto, peritos colombianos e brasileiros indicaram ter concluído a identificação de 20 das 71 vítimas mortais do acidente, cujos restos mortais poderão ser trasladados "antes do fim de semana", de acordo com um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil.

A mesma fonte especificou que a trasladação será realizada "em vários voos", que serão assegurados por aviões hércules C-130 da Força Aérea Brasileira, que permanecem em Manaus à espera para realizarem o voo até à Colômbia.

A bordo do avião que transportava a equipa de futebol brasileira seguiam 77 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

A equipa da Chapecoense ia disputar a primeira mão da final da Taça Sul-americana com os colombianos do Atlético Nacional, em Medellín.

Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.