sicnot

Perfil

Acidente aéreo na Colômbia

Acidente aéreo na Colômbia

Acidente aéreo na Colômbia

Dois jogadores sobreviventes da Chapecoense ainda em estado crítico

© Paulo Whitaker / Reuters

Dois jogadores da Chapecoense que sobreviveram ao acidente do avião em que seguia aquela equipa brasileira de futebol permanecem em estado crítico, mas estável, indicou esta quarta-feira um relatório médico.

Alal Ruschel e Hélio Neto, dois dos seis sobreviventes do acidente ocorrido na madrugada de terça-feira, que vitimou 71 pessoas, foram submetidos a cirurgias na Clínica Somer, em Rionegro, estando ambos internados na unidade de cuidados intensivos.

Fonte hospitalar indicou também que Jackson Follmann, outro dos jogadores da Chapecoense que sobreviveu ao acidente, permanece internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital San Vicente Fundación "sob estreita vigilância", depois de lhe ter sido amputada a perna direita.

Já os membros da tripulação Ximena Suárez e Erwin Tumirik, bem como o jornalista Rafael Henzel, estão "em boas condições gerais e muito estáveis".

Entretanto, peritos colombianos e brasileiros indicaram ter concluído a identificação de 20 das 71 vítimas mortais do acidente, cujos restos mortais poderão ser trasladados "antes do fim de semana", de acordo com um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil.

A mesma fonte especificou que a trasladação será realizada "em vários voos", que serão assegurados por aviões hércules C-130 da Força Aérea Brasileira, que permanecem em Manaus à espera para realizarem o voo até à Colômbia.

A bordo do avião que transportava a equipa de futebol brasileira seguiam 77 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

A equipa da Chapecoense ia disputar a primeira mão da final da Taça Sul-americana com os colombianos do Atlético Nacional, em Medellín.

Lusa

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e o levantamento de prejuízos ainda não está fechado.

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • "Não compreendi absolutamente nada a substituição do Casillas"
    1:58
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    Os guarda-redes de FC Porto e Benfica estão neste momento em destaque depois de José Sá ter assumido a baliza dos dragões em detrimento de Iker Casillas. Nas águias, Svilar repetiu a titularidade frente ao Desportivo das Aves. Os comentadores do programa Play-Off Rodolfo Rei, Rui Santos, João Alves e Manuel Fernandes analisaram as duas situações.

  • Famílias afetadas pelos fogos começam a receber bens de primeira necessidade
    2:30
  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quem são os lesados do BES?
    4:52