sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Pilotos devem ser submetidos a avaliações psicológicas com regularidade

A Organização Internacional de Aviação Civil advertiu hoje que os pilotos devem ser submetidos regularmente a avaliações psicológicas e físicas, depois de ser tornado público que o copiloto da Germanwings lançou deliberadamente o avião contra o solo.

© Emmanuel Foudrot / Reuters

Todos os pilotos terão de "ser submetidos a exames periódicos (realizados por um médico especializado em medicina da aviação) físicos e psicológicos", disse em comunicado aquela agência da ONU, com sede no Canadá.  

"Se o médico que examina o piloto tiver alguma dúvida, será feita uma avaliação mais especializada, que pode incluir testes neuropsicológicos", explica a organização.

As autoridades francesas informaram hoje que o copiloto do voo da Germanwings fez deliberadamente o avião despenhar-se contra o solo.

O copiloto de 28 anos iniciou a descida do avião enquanto estava sozinho na cabine e depois de recusar abrir a porta ao piloto.

Os motivos que levaram o jovem a lançar o avião contra as montanhas nos Alpes franceses continuam por explicar.











Lusa
  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite