sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Pilotos devem ser submetidos a avaliações psicológicas com regularidade

A Organização Internacional de Aviação Civil advertiu hoje que os pilotos devem ser submetidos regularmente a avaliações psicológicas e físicas, depois de ser tornado público que o copiloto da Germanwings lançou deliberadamente o avião contra o solo.

© Emmanuel Foudrot / Reuters

Todos os pilotos terão de "ser submetidos a exames periódicos (realizados por um médico especializado em medicina da aviação) físicos e psicológicos", disse em comunicado aquela agência da ONU, com sede no Canadá.  

"Se o médico que examina o piloto tiver alguma dúvida, será feita uma avaliação mais especializada, que pode incluir testes neuropsicológicos", explica a organização.

As autoridades francesas informaram hoje que o copiloto do voo da Germanwings fez deliberadamente o avião despenhar-se contra o solo.

O copiloto de 28 anos iniciou a descida do avião enquanto estava sozinho na cabine e depois de recusar abrir a porta ao piloto.

Os motivos que levaram o jovem a lançar o avião contra as montanhas nos Alpes franceses continuam por explicar.











Lusa
  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.