sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

TAP impõe obrigação de dois tripulantes no cockpit durante todo o voo

Os voos da TAP passam a ter, a partir de hoje, dois tripulantes no 'cockpit' durante todo o voo, dando seguimento ao reforço de medidas de segurança decidido pelo Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC). 

Segundo fonte oficial da companhia aérea, "a orientação que a TAP tem seguido até aqui é que as ausências do cockpit do comandante ou do copiloto se verifiquem apenas em situações excecionais, com a recomendação de que quando tal se verifique haja uma substituição por outro tripulante, para que haja sempre dois elementos no cockpit".

"Face à orientação agora divulgada pelo INAC, autoridade nacional competente, a TAP passa a assumir esta recomendação como obrigatória aplicando-a em todos os seus voos", adiantou à Lusa a mesma fonte. 

O INAC decidiu emitir uma diretiva de navegabilidade, que obriga as companhias aéreas a manterem "em permanência, no mínimo, dois tripulantes no 'cockpit', em todas as fases de voo".

A informação foi hoje avançada num comunicado da entidade reguladora e foi decidida no seguimento de contactos entre o instituto e a Agência da Aviação Civil Europeia, "com vista à concertação dos Estados-membros acerca das medidas a tomar" face às causas do acidente da Germanwings, indicou o INAC.

A nova diretiva é uma medida de caráter preventivo e "que será divulgada junto de todos os operadores", constituindo "mais um contributo para a melhoria da segurança em voo", tendo em conta a "mitigação" dos riscos associados ao acidente da transportadora.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, já tinha anunciado hoje que o INAC iria emitir esta nova recomendação.

Lusa
  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes