sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Copiloto da Germanwings tinha ensaiado queda do avião

O copiloto da Germanwings, que fez cair o avião nos Alpes, já tinha treinado uma perda de altitude no voo anterior de Dusseldorf para Barcelona, noticia hoje o diário Bild, baseando-se nas informações aéreas francesas.

Lubitz, de 27 anos, deixou deliberadamente o A320 despenhar-se nos Alpes franceses. (Arquivo)

Lubitz, de 27 anos, deixou deliberadamente o A320 despenhar-se nos Alpes franceses. (Arquivo)

Michael Mueller / AP

O documento, que avalia os dados da segunda caixa negra do avião será hoje conhecido e colocado à disposição da procuradoria francesa.

Na viagem de ida do avião da Germanwings de Dusseldorf para Barcelona, a 24 de março passado, Lubitz fez um voo picado sem justificação alguma, disse uma fonte ao Bild, citado pela agência noticiosa Efe.

O relatório fala de "um voo picado controlado, de vários minutos, sem justificação alguma", de acordo com o diário alemão, que acrescenta não estar ainda descartado se esse voo picado não foi um ensaio, mas sim uma primeira tentativa para cometer o ato suicida.

As novas informações revelam que o suicídio de Lubitz foi planeado anteriormente e não resultante de uma crise momentânea.

No voo de regresso, Lubitz, de acordo com os dados disponíveis, consumou o suicídio depois de fechar a cabine e deixar do lado de fora o piloto para conduzir o avião contra os Alpes sem que ninguém o pudesse impedir.

O Airbus A320 da Germanwings, que fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha), despenhou-se a 24 de março passado nos Alpes franceses, matando todos os 144 passageiros e seis tripulantes.

 

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.