sicnot

Perfil

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita suspende todos os voos com destino e origem no Irão

A autoridade geral da aviação civil saudita anunciou hoje a suspensão de todos os voos com destino e origem no Irão, após a decisão de Riade de romper as relações diplomáticas com Teerão.

Ronald Zak

De acordo com a agência oficial saudita SPA, que divulgou a informação, as companhias aéreas do reino sunita vão ainda tomar as medidas necessárias para evitar prejudicar os passageiros que já reservaram voos.

No domingo a Arábia Saudita rompeu as relações diplomáticas com o Irão após os ataques no sábado à embaixada saudita em Teerão e ao consulado na cidade iraniana de Mashhad, na sequência da execução no sábado do clérigo xiita saudita Nimr Baqer al-Nimr.

Os governos do Bahrein e do Sudão associaram-se à decisão de romper relações com o Irão, enquanto o executivo dos Emirados Árabes Unidos reduziu a sua representação diplomática no Irão em solidariedade com Riade e limitou a sua presença no país ao nível de encarregado de negócios.

A morte de Al-Nimr, executado com outros 46 detidos, suscitou uma vaga de críticas e condenações por parte da comunidade xiita do Médio Oriente, e diversos distúrbios em países com população xiita, incluindo no vizinho Bahrein e na província saudita de al Qatif, de onde era natural.

Na noite de domingo, pelo menos um homem foi morto e uma criança ferida durantes protestos em al-Awamiyah, a localidade de onde nasceu.

Os países árabes do Golfo acusaram reiteradamente o Irão de interferir nos seus assuntos internos e de apoiar a oposição xiita que pede mais direitos e denuncia sistematicamente a repressão face à sua comunidade por parte das autoridades sunitas.

Lusa

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Incêndio num estádio em Xangai destrói parte da bancada

    Mundo

    O Estádio Hongkou da equipa chinesa Shanghai Shenhua foi atingido esta terça-feira por um incêndio que acabou por danificar parte da bancada e algumas salas no interior da infraestrutura. Para o local, foi enviada uma equipa de bombeiros que conseguiu controlar as chamas.