sicnot

Perfil

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Corte de relações entre Arábia Saudita e Irão faz subir preço do petróleo

Os preços do petróleo subiram hoje na Ásia depois de o 'rei' do crude, a Arábia Saudita, ter cortado relações diplomáticas com o Irão, após a execução de um líder religioso xiita.

© Antonio Bronic / Reuters

© Antonio Bronic / Reuters

O ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, disse que os diplomatas iranianos tinham 48 horas para deixar o reino, com o líder supremo do Irão a afirmar que a Arábia Saudita enfrentaria "rápidas consequências" pela execução do clérigo.

Pelas 02:30, o índice do barril de referência dos Estados Unidos (West Texas Intermediate - WTI), para entrega em fevereiro, subia 48 cêntimos, ou 1,30%, para 37,52 dólares, e o barril de Brent, também para fevereiro, valorizava 1,64% para 37,89 dólares.

"O petróleo começou o ano em recuperação, com os mercados asiáticos a reagirem a receios de que as tensões geopolíticas no Médio Oriente possam ameaçar o fornecimento de petróleo", disse Bernard Aw, da IG Markets de Singapura.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.