sicnot

Perfil

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Corte de relações entre Arábia Saudita e Irão faz subir preço do petróleo

Os preços do petróleo subiram hoje na Ásia depois de o 'rei' do crude, a Arábia Saudita, ter cortado relações diplomáticas com o Irão, após a execução de um líder religioso xiita.

© Antonio Bronic / Reuters

© Antonio Bronic / Reuters

O ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, disse que os diplomatas iranianos tinham 48 horas para deixar o reino, com o líder supremo do Irão a afirmar que a Arábia Saudita enfrentaria "rápidas consequências" pela execução do clérigo.

Pelas 02:30, o índice do barril de referência dos Estados Unidos (West Texas Intermediate - WTI), para entrega em fevereiro, subia 48 cêntimos, ou 1,30%, para 37,52 dólares, e o barril de Brent, também para fevereiro, valorizava 1,64% para 37,89 dólares.

"O petróleo começou o ano em recuperação, com os mercados asiáticos a reagirem a receios de que as tensões geopolíticas no Médio Oriente possam ameaçar o fornecimento de petróleo", disse Bernard Aw, da IG Markets de Singapura.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52