sicnot

Perfil

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Irão revela nova base subterrânea de mísseis

A televisão iraniana exibiu hoje as imagens de uma nova base subterrânea que contém mísseis com um alcance de 1.700 quilómetros, num contexto de tensões com os Estados Unidos, que admitem sanções relacionadas com o programa balístico de Teerão.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

© Heinz-Peter Bader / Reuters

As imagens, difundidas pela televisão estatal Irib, mostram o presidente do parlamento, Ali Larijani, no início de uma visita a uma base subterrânea com diversos tipos de armamento, incluindo mísseis Emad.

A televisão não revelou a localização desta base subterrânea.

Em outubro, o Irão efetuou pelo menos um ensaio com sucesso deste tipo de mísseis que, segundo peritos da ONU, constituiu uma violação de uma resolução aprovada em 2010 e que proíbe a utilização pelo Irão de mísseis balísticos, pelo receio de que possam ser munidos de uma ogiva nuclear.

O Irão sempre negou pretender garantir armamento nuclear e afirma que os seus mísseis não são concebidos para integrar esse tipo de bomba.

Larijani indicou que, na apresentação do próximo plano quinquenal, o parlamento vai apoiar o reforço do programa balístico, defendido pelo Presidente Hassan Rohani.

Na quinta-feira, o chefe de Estado iraniano denunciou as "intervenções hostis e ilegais" dos EUA que acabam de anunciar um novo conjunto de sanções económicas relacionadas com dois recentes ensaios de mísseis pelo Irão, e ainda sem aplicação.

Rohani ordenou ao exército para intensificar o desenvolvimento de mísseis e adotar todas as medidas necessárias para desencadear novos programa que permitam reforçar a defesa do país.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.