sicnot

Perfil

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Irão revela nova base subterrânea de mísseis

A televisão iraniana exibiu hoje as imagens de uma nova base subterrânea que contém mísseis com um alcance de 1.700 quilómetros, num contexto de tensões com os Estados Unidos, que admitem sanções relacionadas com o programa balístico de Teerão.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

As imagens, difundidas pela televisão estatal Irib, mostram o presidente do parlamento, Ali Larijani, no início de uma visita a uma base subterrânea com diversos tipos de armamento, incluindo mísseis Emad.

A televisão não revelou a localização desta base subterrânea.

Em outubro, o Irão efetuou pelo menos um ensaio com sucesso deste tipo de mísseis que, segundo peritos da ONU, constituiu uma violação de uma resolução aprovada em 2010 e que proíbe a utilização pelo Irão de mísseis balísticos, pelo receio de que possam ser munidos de uma ogiva nuclear.

O Irão sempre negou pretender garantir armamento nuclear e afirma que os seus mísseis não são concebidos para integrar esse tipo de bomba.

Larijani indicou que, na apresentação do próximo plano quinquenal, o parlamento vai apoiar o reforço do programa balístico, defendido pelo Presidente Hassan Rohani.

Na quinta-feira, o chefe de Estado iraniano denunciou as "intervenções hostis e ilegais" dos EUA que acabam de anunciar um novo conjunto de sanções económicas relacionadas com dois recentes ensaios de mísseis pelo Irão, e ainda sem aplicação.

Rohani ordenou ao exército para intensificar o desenvolvimento de mísseis e adotar todas as medidas necessárias para desencadear novos programa que permitam reforçar a defesa do país.

Lusa

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos da Liga Europa
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC