Primeiro-ministro húngaro diz que "terroristas exploraram migrações em massa"
16.11.2015 16h52
O primeiro-ministro húngaro afirmou hoje que os autores dos atentados em Paris na sexta-feira "exploraram as migrações em massa" para a União Europeia (UE) e defendeu os direitos dos europeus à "autodefesa".

© Bernadett Szabo / Reuters
"De forma deliberada e organizada, os terroristas exploraram as migrações em massa ao misturarem-se com a multidão que deixou as suas residências à procura de uma vida melhor", disse Viktor Orban ao discursar no parlamento húngaro, onde voltou a defender uma "linha intransigente" em matéria de imigração.
O chefe do executivo húngaro descreveu o "direito à autodefesa" dos europeus como algo que "é mais forte que os outros" (direitos).
Lusa
Relacionados
- 1:11
Primeiro-ministro húngaro lembra que o seu país saiu da rota de refugiados
O primeiro-ministro húngaro diz que é preciso pôr fim à política de fronteiras abertas e volta a criticar a incapacidade da Grécia para travar a entrada de refugiados e migrantes na União Europeia. Diz ainda que está em Bruxelas apenas como observador, uma vez que a Hungria já saiu da rota de refugiados que tentam chegar à Alemanha.
-
Hungria rejeita competência legal da Comissão Europeia sobre quotas
O parlamento húngaro aprovou hoje uma resolução que defende que a Comissão Europeia não tem competência legal para impor um sistema de quotas obrigatórias para acolhimento de refugiados nos países da União Europeia.
- 6:08
Hungria continua a travar entrada de refugiados
Na rota dos Balcãs, a Hungria é o país que mais dificuldades coloca aos refugiados que procuram chegar à Europa. As fronteiras têm vedações de arame farpado e são impostas penas de prisão para quem entrar de forma ilegal. Mas a História da Hungria está cheia de fluxos de refugiados. Só em 1956, 200 mil húngaros viram-se obrigados a pedir refúgio fora do país quando fugiam da opressão do regime pró-soviético. A reportagem é dos enviados da SIC.
Na Homepage
-
Kate Middleton já deu entrada na maternidade
Está por horas o nascimento do terceiro filho dos príncipes William e Kate. A duquesa de Cambridge deu entrada, esta manhã, na maternidade do Hospital de St. Mary, em Londres.
23.04.2018 às 8h40
- 1:14
-
Retomadas hoje buscas por pescador desaparecido no rio Minho
As operações serão retomadas por volta das 09h30 após a barragem de Frieira, em Espanha, reduzir as descargas de água, o que se espera que aconteça às 09h00.
23.04.2018 às 8h54
- 1:46
Autor de tiroteio em Nashville terá disparado de forma aleatória
Um novo tiroteio nos Estados Unidos fez, na última madrugada, quatro mortos e quatro feridos. O ataque deu-se num restaurante em Nashville, no Tennessee. O homem, de 26 anos, terá disparado de forma aleatória.
22.04.2018 às 21h47
- 0:46
- 0:35
- 1:04