sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Primeiro-ministro húngaro diz que "terroristas exploraram migrações em massa"

O primeiro-ministro húngaro afirmou hoje que os autores dos atentados em Paris na sexta-feira "exploraram as migrações em massa" para a União Europeia (UE) e defendeu os direitos dos europeus à "autodefesa".

© Bernadett Szabo / Reuters

"De forma deliberada e organizada, os terroristas exploraram as migrações em massa ao misturarem-se com a multidão que deixou as suas residências à procura de uma vida melhor", disse Viktor Orban ao discursar no parlamento húngaro, onde voltou a defender uma "linha intransigente" em matéria de imigração.

O chefe do executivo húngaro descreveu o "direito à autodefesa" dos europeus como algo que "é mais forte que os outros" (direitos).

Lusa

  • Hungria continua a travar entrada de refugiados
    6:08

    SIC Europa

    Na rota dos Balcãs, a Hungria é o país que mais dificuldades coloca aos refugiados que procuram chegar à Europa. As fronteiras têm vedações de arame farpado e são impostas penas de prisão para quem entrar de forma ilegal. Mas a História da Hungria está cheia de fluxos de refugiados. Só em 1956, 200 mil húngaros viram-se obrigados a pedir refúgio fora do país quando fugiam da opressão do regime pró-soviético. A reportagem é dos enviados da SIC.

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16