sicnot

Perfil

Ataques em Paris

França recorre a artigo que prevê ajuda dos Estados membros em caso de ataque

França recorre a artigo que prevê ajuda dos Estados membros em caso de ataque

A União Europeia apoiou de forma unânime o pedido de assistência militar de França. Na sequência dos ataques de Paris, o Presidente François Hollande recorreu a um artigo dos tratados europeus que prevê que os estados membros ajudem um parceiro que tenha sido atacado.

  • França recebe "apoio unânime" da UE para assistência militar
    1:53

    Ataques em Paris

    A UE e os Estados-membros apoiaram unanimemente o pedido de assistência militar feito pela França, na sequência dos atentados de Paris, anunciou hoje a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini. O Presidente francês, François Hollande, recorreu segunda-feira ao artigo 42-7 dos tratados europeus, que prevê uma cláusula de solidariedade em caso de agressão contra um país da UE.

  • França vai reforçar orçamento para a área militar e da segurança
    0:54

    Ataques em Paris

    O primeiro-ministro de França acredita que a ameaça se mantém e que podem ocorrer mais ataques em breve. Manuel Valls informa que a França vai reforças as verbas para o setor militar e da segurança e avisa já que não vai cumprir as regras orçamentais da zona euro. Valls diz que o país tem mesmo de o fazer e que a Europa terá mesmo de o compreender.