sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Polícia emite apelo para identificar kamikaze que se fez explodir em França

A polícia francesa difundiu esta terça-feira à tarde a foto de um dos kamikaze que se fizeram explodir na sexta-feira à noite, junto ao estádio nacional de França, em Paris, e emitiu um apelo a testemunhas para o identificar.

A foto foi divulgada na conta oficial de Twitter da polícia francesa, com o texto: "Este indivíduo é o autor falecido de um dos atentados cometidos a 13 de novembro no Stade de France".

A foto foi divulgada na conta oficial de Twitter da polícia francesa, com o texto: "Este indivíduo é o autor falecido de um dos atentados cometidos a 13 de novembro no Stade de France".

Twitter

Perto do seu cadáver, foi encontrado um passaporte sírio cuja identidade corresponde à de um soldado do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, morto alguns meses antes -- Ahmad Al-Mohammad, nascido há 25 anos em Idleb -, mas o ministério público mostrou desde o primeiro momento dúvidas quanto à autenticidade do documento.

A foto foi divulgada na conta oficial de Twitter da polícia francesa, com o texto: "Este indivíduo é o autor falecido de um dos atentados cometidos a 13 de novembro no Stade de France".

As impressões digitais constantes do passaporte coincidem, no entanto, com as do suicida, pelo que os investigadores puderam seguir o rasto da sua entrada na Europa: fê-lo a 3 de outubro, juntamente com um grupo de refugiados, pela ilha grega de Leros.

As impressões digitais então recolhidas pelas autoridades helénicas coincidem com as da pessoa que se suicidou junto ao estádio de França.

Depois, foi possível seguir-lhe o rasto pelos Balcãs, até chegar à Áustria, onde as pistas desaparecem.

O facto de a polícia divulgar o seu rosto em busca de informações indica que não considera o documento váliso, o que reduz a quatro o número de suicidas identificados, dos sete que se fizeram explodir na noite da passada sexta-feira na capital francesa.

Trata-se de Samy Amimur e de Ismail Omar Mostefai, que se suicidaram juntamente com outro terrorista depois de realizarem um massacre na sala de espetáculos Bataclan, e de Brahim Abdeslam, que detonou os explosivos que trazia junto ao corpo numa esplanada do 'boulevard' Voltaire, depois de ter presumivelmente disparado armas de fogo em três locais da noite parisiense.

Os investigadores pensam que, com ele, estaria o seu irmão Salah, que terá conseguido fugir para a Bélgica, onde se lhe perdeu o rasto, e que está a ser procurado por toda a Europa.

Diversos 'media' noticiaram hoje que as gravações de vídeo indicam que os irmãos Abdeslam estavam acompanhados de uma terceira pessoa.

Falta igualmente identificar pelo menos um dos suicidas do Bataclã e outro dos do Stade de France.

Lusa

  • Explosão ouvida dentro do Estádio de França
    0:48

    Ataques em Paris

    No canal de vídeos do YouTube estão a ser publicadas imagens do que se está a passar em Paris. O momento em que se ouviu a explosão no estádio, onde decorria um amigável entre as seleções de França e da Alemanha, foi acompanhado por uma televisão alemã.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.