sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Primeiro-ministro russo diz que EUA são responsáveis por fortalecimento do Daesh

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, respondeu hoje a críticas do presidente norte-americano, Barack Obama, afirmando que os Estados Unidos têm responsabilidades no fortalecimento do Daesh.

Reuters

Reuters

© POOL New / Reuters

"O fortalecimento do Estado Islâmico (Daesh) foi possível, entre outras coisas, pela política irresponsável dos Estados Unidos", disse Medvedev em declarações à imprensa russa, após a cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em Kuala Lumpur, Malásia.

O primeiro-ministro russo disse, citado pela Efe, que "em vez de centrar todos os esforços na luta contra o terrorismo, os Estados Unidos e seus aliados optaram por lutar contra o presidente da Síria, Bashar al-Assad, eleito legitimamente".

"Uma política razoável de qualquer país, incluindo os Estados Unidos, no Médio Oriente, seja Síria, Egipto ou Iraque, deve consistir em apoiar as autoridades legítimas capazes de garantir a integridade estatal e não em estragar tudo", acusou.

Medvedev acrescentou ainda que "há algum tempo os Estados Unidos permitiram o fortalecimento da Al-Qaida, o que levou à tragédia do 11 de setembro", os atentados terroristas de 2001 em território norte-americano.

Obama instou hoje a Rússia a mudar de estratégia para centrar os seus bombardeamentos aéreos na Síria em posições do Estado Islâmico e não em milícias rebeldes que querem derrubar Assad, aliado de Moscovo.

Segundo Obama, só se mudar de estratégia o Kremlin será "um parceiro eficaz" dos países que já integram a coligação antiterrorista liderada pelos Estados Unidos.

O presidente russo, Vladimir Putin, viaja na segunda-feira para Teerão, para se reunir com Hassan Rohani, líder do Irão, outro dos aliados de Damasco.

A visita terá lugar dias antes de uma deslocação a Moscovo do presidente francês, François Hollande, na quinta-feira, no âmbito dos esforços para tentar formar uma coligação alargada contra o Daesh, responsável pelos atentados de Paris, que causaram 130 mortos e mais de 300 feridos.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".