sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

França calcula 300 milhões em indemnizações às vítimas dos atentados

A França calcula que as indemnizações às vítimas dos atentados de 13 de novembro em Paris e Saint Denis possam chegar aos 300 milhões de euros, dos quais 6,7 milhões já foram pagos, disse a ministra da Justiça francesa.

© Charles Platiau / Reuters

"O fundo de garantia já pagou seis milhões de euros às famílias das vítimas que morreram. E 771 mil euros para despesas de viagem ou estada dos seus familiares, aos feridos e respetivas famílias. O orçamento para a indemnização pode chegar a 300 milhões de euros ", disse Christiane Taubira, numa entrevista publicada hoje no jornal "Le Parisien".

A ministra da Justiça indicou que a ajuda às vítimas esteve centralizada desde a noite dos atentados. Desde então foram recebidas 11.000 chamadas, além de mensagens de texto e de 'emails' nos 120 postos criados para ajudar os familiares das vítimas, afirmou.

Baseados na experiência dos atentados perpetrados em janeiro contra o jornal satírico "Charlie Hebdo", foi criado um número único para centralizar todas as consultas, acrescentou.

"Mas com 130 vítimas apercebemo-nos de que era necessário um centro físico", afirmou a ministra, explicando assim a abertura do centro da Escola Militar em Paris.

Taubira disse que 54 associações de vítimas colaboram com o Estado no acompanhamento do fundo dos afetados.

Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, como já tinha sido divulgado, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.

  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14