sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

França calcula 300 milhões em indemnizações às vítimas dos atentados

A França calcula que as indemnizações às vítimas dos atentados de 13 de novembro em Paris e Saint Denis possam chegar aos 300 milhões de euros, dos quais 6,7 milhões já foram pagos, disse a ministra da Justiça francesa.

© Charles Platiau / Reuters

"O fundo de garantia já pagou seis milhões de euros às famílias das vítimas que morreram. E 771 mil euros para despesas de viagem ou estada dos seus familiares, aos feridos e respetivas famílias. O orçamento para a indemnização pode chegar a 300 milhões de euros ", disse Christiane Taubira, numa entrevista publicada hoje no jornal "Le Parisien".

A ministra da Justiça indicou que a ajuda às vítimas esteve centralizada desde a noite dos atentados. Desde então foram recebidas 11.000 chamadas, além de mensagens de texto e de 'emails' nos 120 postos criados para ajudar os familiares das vítimas, afirmou.

Baseados na experiência dos atentados perpetrados em janeiro contra o jornal satírico "Charlie Hebdo", foi criado um número único para centralizar todas as consultas, acrescentou.

"Mas com 130 vítimas apercebemo-nos de que era necessário um centro físico", afirmou a ministra, explicando assim a abertura do centro da Escola Militar em Paris.

Taubira disse que 54 associações de vítimas colaboram com o Estado no acompanhamento do fundo dos afetados.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.