sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

França calcula 300 milhões em indemnizações às vítimas dos atentados

A França calcula que as indemnizações às vítimas dos atentados de 13 de novembro em Paris e Saint Denis possam chegar aos 300 milhões de euros, dos quais 6,7 milhões já foram pagos, disse a ministra da Justiça francesa.

© Charles Platiau / Reuters

"O fundo de garantia já pagou seis milhões de euros às famílias das vítimas que morreram. E 771 mil euros para despesas de viagem ou estada dos seus familiares, aos feridos e respetivas famílias. O orçamento para a indemnização pode chegar a 300 milhões de euros ", disse Christiane Taubira, numa entrevista publicada hoje no jornal "Le Parisien".

A ministra da Justiça indicou que a ajuda às vítimas esteve centralizada desde a noite dos atentados. Desde então foram recebidas 11.000 chamadas, além de mensagens de texto e de 'emails' nos 120 postos criados para ajudar os familiares das vítimas, afirmou.

Baseados na experiência dos atentados perpetrados em janeiro contra o jornal satírico "Charlie Hebdo", foi criado um número único para centralizar todas as consultas, acrescentou.

"Mas com 130 vítimas apercebemo-nos de que era necessário um centro físico", afirmou a ministra, explicando assim a abertura do centro da Escola Militar em Paris.

Taubira disse que 54 associações de vítimas colaboram com o Estado no acompanhamento do fundo dos afetados.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.