sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Salah Abdeslam extraditado para França, anuncia a procuradoria belga

A procuradoria belga anunciou hoje que Salah Abdeslam, detido em Molenbeek, uma comuna de Bruxelas, por suspeito da autoria dos ataques de Paris, foi extraditado para França. A detenção de Abdeslam aconteceu em março, após quatro meses de operação antiterrorista das forças belgas e francesas, nos quais o suspeito conseguiu escapar às autoridades.

Salah Abdeslam

Salah Abdeslam

A França tinha requerido à Bélgica a tranferência de Salah Abdeslam pelo seu papel nos ataques de 13 de novembro em Paris, nos quais morreram 130 pessoas.

Uma declaração da procuradoria belga vem hoje anunciar a tranferência do suspeito, detido a 19 de março.

Um advogado fancês disse à estação de televisão iTele que vai ser o responsável pela defesa de Salah Abdeslam logo que ele chegue a França. Frank Berton garante que Abdeslam está disponível para cooperar com as autoridades.

A polícia belga interrogou também Abdeslam por suspeita de alegadas ligações aos atentados de 22 de março, em Bruxelas, que causaram 32 mortos.

Abdeslam em isolamento na prisão de Fleury-Mérogis

Francês de origem marroquina, Salah Abdeslam vai ficar detido "sob máxima segurança", numa zona de isolamento de um estabelecimento prisional da região de Paris, anunciou o ministro da Justiça francês, Jean-Jacques Urvoas.

Outras fontes ligadas ao processo adiantaram à Agence France-Presse que Abdeslam vai ficar detido na prisão de Fleury-Mérogis, cerca de 30 quilómetros a sul de Paris.

Última atualização 11:46

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".